DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO SÃO TEMA DE WEBINÁRIO.

No dia 29 de novembro, última segunda-feira, o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) realizou o Webinário Escolas e contextos comunitários: a necessária prática da educação em direitos humanos. O evento também realizou o Pré-lançamento da Cartilha Direitos Humanos nas Escolas: Construindo um Território de Cidadania, que será disponibilizada em breve. A videoconferência trouxe à cena práticas pedagógicas realizadas por professores e coletivos da sociedade civil no âmbito das escolas públicas do Grande Bom Jardim para fortalecer a cultura de direitos humanos.

card webinário direitos humanos cdvhs
direitos humanos é tema de webinário

Práticas pedagógicas com base nos direitos humanos fortalecem a diversidade, a cidadania e a democracia.

O Webinário teve como debatedores a poeta Megh Coelho, integrante do Grupo de Trabalho Jovens Agentes de Paz (JAP), o professor e ator Emerson Praciano, a estudante de psicologia da UFC Milena Araújo, integrante da iniciativa comunitária e grupo de pesquisa e extensão do Vieses e Lapsus, ambos da UFC, Artes Insurgentes: coletivizando resistências, e o sociólogo e associado do CDVHS Caio Feitosa. A mediação ficou a cargo da assistente social Lúcia Albuquerque, coordenadora executiva do CDVHS.

Durante as exposições, tanto estratégias metodológicas aplicadas com estudantes como experiências e iniciativas envolvendo coletivos e comunidades foram elucidando a importância da interligação entre educação permanente e o campo dos direitos humanos, entendidos como direitos fundamentais.

Portanto, o pluralismo cultural, a democracia, a cultura de paz, a dignidade humana, a história e o contexto imediato de compõe a escola e a comunidade foram afirmadas como expressões dos aprendizados. Essas importantes dimensões se articulam na sociedade democrática que queremos construir.