8 DE MARÇO: MARILEIDE LUZ É HOMENAGEADA NA CÂMARA.

Por Jocasta Pimentel.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira, dia 08, uma solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Essa homenagem foi definida pela resolução 1.626 de 11 de setembro de 2013 e foi solicitada pelas nove vereadoras da Casa. Segundo a norma, cada vereadora pode indicar até quatro mulheres para ser homenageada.  A co-vereadora Adriana Gerônimo, da Mandata Coletiva Nossa Cara prestou homenagens a: Lúcia Pereira da Silva, mulher negra, viúva e dona de casa, da Frente de Luta por Moradia Digna; Marileide da Silva Luz, licenciada em pedagogia, professora de rede pública e associada ao Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa – CDVHS; Dediane Souza, travesti e jornalista e Maria Stela Pontes, Mãe Stela, mãe de santo que mantêm seu terreiro no bairro Presidente Vargas.

“Homenageamos essas quatro personalidades que representam as mulheres travestis, as pobres, as da periferia, que lutam por moradia, mulheres de terreiro que lutam pela ancestralidade e acima de tudo lutadoras. Que cada vez mais a gente consiga construir um novo mundo para as mulheres. E a professora Marileide Luz é pedagoga e uma grande referência do Grande Bom Jardim, além de especialista em Gestão Escolar, professora da rede Municipal aqui de Fortaleza e uma das associadas ao CDVHS, que é essa grande movimentação coletiva e uma ONG do Bom Jardim. Na sua trajetória, Marileide já compôs alguns conselhos mais relacionados aos direitos da Criança e do Adolescente e para nós é uma honra poder tê-la como uma das nossas homenageadas porque há muitos anos ela luta pela Educação Municipal, pela Educação de qualidade para as nossas crianças e adolescentes, para que a gente tenha cada vez mais acesso a uma escola plena de direitos, com infraestrutura e que as nossas crianças consigam ter outros caminhos a partir da Educação”, reforçou a parlamentar Adriana Gerônimo.

Trajetória de Luta da Marileide Luz

Professora Marileide Luz ofereceu as rosas que ganhou na solenidade à todas as pessoas que estiveram presentes na sua trajetória, partilhando vivências, lutas e sonhos. “Fui homenageada neste dia 08 de março de 2022. Hoje, cuidando das flores que recebemos e olhando pra essa caixinha azul, revivi muitos dos caminhos percorridos que me renderam a comenda. Desde o tempo das CEBs, de onde nasceu o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) até hoje, é muito bom relembrar das lutas que tiveram conquistas. Garantir vaga na escola para todas as crianças e adolescentes do Grande Bom Jardim, fazendo educação nas escolas comunitárias, lutando pela construção de escolas públicas no Território. Quero partilhar essa homenagem com todas, todos e todes que fizeram e fazem o CDVHS, onde fazemos militância há mais de 20 anos, sendo seis destes, na coordenação desta entidade de promoção e defesa de Direitos Humanos  e por onde realizamos projetos e articulações, tais como: Programa Direito à Educação” (1998 à 2002); Desenvolvimento Humano Sustentável das Cidades (2003 à 2008); Coordenação pedagógica do projeto “Escola Cuidadora”(2009); Fortalecimento da Rede de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim – Rede DLIS (2003 à 2016); Criação da Escola Popular de Educação em Direitos Humanos (2013); Representações em conselhos de direitos e redes e articulações políticas tais como: Fórum Estadual de Reforma Urbana do Ceará; Fórum de Defesa dos Direitos  da Criança e do Adolescente- FDCA-Ce; Presidência do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Ceará – CEDH – CE (2015 à 2017) e Conselhos Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente- CEDCA-CE (2017 à 2019)”, agradeceu Marileide Luz.

Presidente da Câmara Municipal prestigiou a homenagem às mulheres

Antônio Henrique fez suas homenagens às mulheres: “quero deixar aqui meu reconhecimento a vocês, que são guerreiras. Trabalham em casa e fora de casa, em jornada dupla e muitas vezes chegam a ser professoras dos filhos, mesmo cansada da jornada de trabalho à noite. Vocês são merecedoras dessa homenagem, e vocês merecem muito mais”, disse o presidente da Câmara.

Fotografias da galeria gentilmente cedidas por Duda Jaguar da Comunicação da Mandata Nossa Cara.

Confira a notícia no site da Câmara Municipal.