Rede de Cozinhas Comunitárias da periferia de Fortaleza realiza seminário de planejamento estratégico participativo

O enfrentamento à fome é pauta central do governo federal, do governo cearense e da sociedade civil em 2023.

A Rede de Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim (RCCGBJ) @redecozinhascomunitariasgbj realizou no sábado, 28 de janeiro de 2023, a primeira sessão do seminário institucional de planejamento estratégico participativo. O evento aconteceu no auditório Dom Aloísio Lorscheider, sede da Organização da Sociedade Civil Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) @cdvhs.ce, situada à Avenida Osório de Paiva, 5623, Canindezinho, entre 8h e 17h, uma das organizações apoiadoras da Rede. Participaram 38 pessoas, representando 16 cozinhas comunitárias e mais 3 instituições colaboradoras, totalizando 19 instituições. 

A produção e a realização do evento recebeu ainda o apoio do “Grupo Diálogos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares” @dialogosurbanosunilab, vinculado à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) @unilab.oficial, e do Núcleo de Pesquisa e de Extensão em Geografia da Alimentação (NUPEGA) @nupega.ufc, integrado à Universidade Federal do Ceará (UFC) @ufcinforma. A alimentação do evento foi promovida em caráter de co-responsabilidade, em modalidade de cooperação solidária. Para o café da manhã, entidades partilharam alimentos. O almoço foi doado pela cozinha @projetoirmaosolirmalua. O material didático foi adquirido com recursos do fundo institucional da campanha “Quem Tem Fome, Tem Pressa”. 

Mística conduzida por Cristina Nascimento. Foto: Adriano Almeida

Metodologia do Seminário

A metodologia de condução e a programação foram planejadas e executadas pela comissão de metodologia constituída pelo coletivo para esta finalidade. Compõem esta comissão @edugomesmachado, @preta.geyse, @cilenesilva338, Cristina Nascimento, @iaragomesufc, @rogeriocostadh, @almadriano_. O plano pedagógico foi estruturado nos seguintes eixos orientadores: a identidade, a atuação grupal, o controle de processos e os afetos (Melo & Filho & Chaves; 2014). A programação prevista foi organizada em 7 atividades, sendo executadas 06 neste encontro. 

O significado da palavra empatia deu o sentido místico do seminário. Somente sabemos onde o sapato do outro aperta quando o calçamos. Este foi o primeiro de muitos encontros para a constituição e o fortalecimento da dinâmica de grupo, na perspectiva de tomadas de consciência coletiva sobre quem nós somos; o que nos torna singular; o que nos une. A partir das vivências cotidianas, o espírito de corpo do coletivo foi acionado com base na identificação de incômodos, das diferenças e do compartilhamento de sonhos para o  gerenciamento e mediação de conflitos com a finalidade de constituição da identidade e da unidade de grupo, e, assim, gerar o entendimento coletivo acerca de sua missão institucional, visão de futuro, objetivos centrais (curto, médio e longo prazo), agendas de trabalho, regimento, estatuto. 

Missão e Visão de Futuro da Rede de Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim

Dois importantes produtos deste primeiro encontro foram a missão e a visão de futuro da RCCGBJ.

Missão: “atuar no combate à fome no território do Grande Bom Jardim, lutando por políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e por controle social, junto com as famílias em vulnerabilidade socioeconômica”.

Visão de Futuro: “ter uma Rede de Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim consolidada, se constituindo em referência nacional e internacional de combate à fome e de vigilância popular em segurança alimentar e nutricional”. 

Foto de encerramento do Seminário de Planejamento Participativo da Rede de Cozinhas Comunitárias do GBJ. Foto: Sara Menezes.

Segundo Seminário da Rede de Cozinhas Comunitárias em Março

O segundo encontro do seminário de planejamento estratégico da RCCGBJ será realizado no sábado, dia 04 de março, no mesmo local. O coletivo decidiu ainda aguardar pelo fechamento deste ciclo de planejamento estratégico participativo institucional para receber o pedido de engajamento de novas cozinhas comunitárias do território ao coletivo. Também definiu a quarta-feira o dia D para a promoção e difusão nas redes sociais da campanha “Quem Tem Fome, Tem Pressa”, lançada em maio de 2022. Decidiu ainda tensionar empresários de redes de mercantis locais e secretário regional V para uma reunião interinstitucional. 

Composição Atual da Rede de Cozinhas Comunitárias

A RCCGBJ é composta por 20 cozinhas comunitárias do território Grande Bom Jardim. O coletivo é um dos resultados da pesquisa comunitária e extensionista Mapa Participativo de Enfrentamento à Fome do Grande Bom Jardim, realizada entre maio e setembro de 2022, tendo como produtos 01 síntese diagnóstica, 1 relatório técnico, 01 carta pública e 07 mapas territoriais com informações sobre a fome e o trabalho destas iniciativas comunitárias em dimensões intra bairro, cruzando informações setoriais da educação, da saúde, da assistência social e das precariedades urbanísticas. 

O Relatório Completo da Pesquisa Mapa Participativo de Enfrentamento à Fome do Grande Bom Jardim pode ser baixado Aqui.

Texto: Adriano Almeida.

Fotografia: Adriano Almeida e Sara Menezes.