Direito à Cidade, Moradia Digna, Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) e Defesa de Parques Ecológicos Urbanos e dos Territórios das Comunidades Periféricas ou Centrais ou Tradicionais, Feminismo, Racismo, foram alguns dos temas discutidos em mesas redondas (mesas plenas), rodas de discussão, sessões temáticas e oficinas, durante o II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste, sediado em Fortaleza, que aconteceu de 6 a 10 de abril.
Entendendo o Fórum
Assessoria Técnica Popular como Plataforma pelo Direito de Habitar foi o tema do II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste, reunindo para troca de experiências, organizações de assessoria, pesquisadores, projetos sociais, movimentos populares e estudantes dos estados do Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia.
Criada em 2018, o Fórum ATP do Nordeste funciona como uma rede que conta com os seguintes integrantes: Taramela – Assessoria Técnica em Arquitetura e Cidade (Fortaleza/CE), Escalar – Coletivo de Assessoria Técnica Popular (Salvador/BA), CAUS – Cooperativa Arquitetura, Urbanismo e Sociedade (Recife/PE), Trapiche – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Sergipe (Aracaju/SE) e o Centro de Defesa Ferreira de Sousa (Teresina/PI). A estes se somou o Quintau Coletivo (Fortaleza/CE) na organização do II Fórum. O I Fórum acontecem em fevereiro de 2020 em Recife.
Participação do Grande Bom Jardim
Logo na Mesa de Abertura do Evento houve a participação da ativista e educadora social do CDVHS, representando o Fórum Popular de Segurança Pública do Ceará, Lany Maria. Ela compôs a mesa ao lado do professor e pesquisador da UFC Renato Pequeno, ao passo em que Eduardo Marques, do Bons Jardins Urbanos, instigou os participantes a conferirem a II Caravana Ambiental que aconteria no sádado.
Na sexta feira, dia 08 de abril, foi a vez das articulações nordestinas em torno da ZEIS, reunindo lutadoras e lutadores, técnicos e pesquisadores de Salvador, Recife e Fortaleza, para debater os processos de luta, as estratégias de resistência e de afirmação do direito à moradia digna, aos territórios de vida e participação popular nas políticas que impactam as comunidades.
No sábado, 09 de abril, foi a vez de refletir e vivenciar a dimensão ambiental na construção de cidade justas. A II Caravana Ambiental, organizada pelo coletivo ambiental Bons Jardins Urbanos, realizou uma visita guiada ao Parque Lagoa da Viúva, uma área verde de 39,75 hectares localizada no Siqueira, conquista na luta e defendida com afeto e muita organização popular. A área recebeu investimentos públicos recentemente e a luta agora é por um plano de manejo participativo e com controle social para que a proteção e usufruto comunitário responsável continuem.
Após a visita, já na sede do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, o grupo participou de uma oficina criativa que criou 8 estandartes com temática ambiental, afirmando a importância de articular a luta ambiental com o direito à cidade. O resultado desta de outras 3 oficinas foi apresentado no dia seguinte por Rogério Costa como parte da programação.
Participaram da II Caravana Ambiental:
- Jovens Agentes de Paz (Fortaleza/CE)
- Movimento de Mulheres do Subúrbio Ginga (Salvador/BA)
- Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e de Baixa Visão (Salvador/BA)
- Conselho Comunitário do Parque Santo Amaro – COMPASA (Fortaleza/CE)
- Bons Jardins Urbanos (Fortaleza/CE)
- Associação Cultural e Esportiva da Comunidade Cana Brava (Salvador/BA)
- Brincantes Sonoros (Fortaleza/CE)
- QUINTAU Coletivo / Fórum de Assessoria (Fortaleza/CE)
- Maracatu Nação Bom Jardim (Fortaleza/CE)
- Escola da Ativismo (Recife/PE)
- NÓS Assessoria Técnica (São Luiz/MA)
- Buala (Fortaleza/CE)
- Comunidade Paz / ZEIS Bom Jardim
- Escritório Modelo em Arquitetura e Urbanismo ÁTICO – Assessoria Técnica de Interesse à Comunidades Organizadas do IFSP (São Paulo/SP).
- Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST (Recife/PE)
- Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza – CDVHS (Fortaleza/CE)
Comissão Organizadora da II Caravana Ambiental
Saiba mais sobre o Fórum
https://forumpopularne.wixsite.com/2forum