Fome é tema de Audiência Pública na OAB

 Rede DLIS do Grande Bom Jardim e Rede de Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim demandaram audiência pública junto a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ce), através da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente para tratar do enfrentamento à fome. Violação do direito humano à alimentação adequada de Fortaleza e o fortalecimento das iniciativas populares de soberania alimentar: a experiência do grande Bom Jardim – foi o tema da audiência, que contou com falas organizadas por blocos.

Documento Completo da Pesquisa Mapa da Fome está disponível para download

A abertura foi realizada pela Dra. Julianne Melo, presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB Ceará, seguida da apresentação da Pesquisa Mapa Participativo do Enfrentamento à Fome no Grande Bom Jardim, realizada pelo professor Eduardo Machado, coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão Diálogos Urbanos (Diálogos – Unilab), um dos integrantes da equipe realizadora.

A referida pesquisa, de caráter participativo e interdisciplinar, foi proposta pelo Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), e abraçada pela Rede DLIS do Grande Bom Jardim, pela Unilab, através do Diálogos Urbanos, e pela UFC, através do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Geografia da Alimentação da Universidade Federald o Ceará (UFC). O processo metodológico envolveu visitas de campo, aplicação de entrevistas, georreferenciamento e estudos bibliográficos, além de realização de grupos focais presenciais e virtuais.

Como resultados desse processo, foram elaborados 7 mapas temáticos e um relatório final, além de um caderno com 43 propostas para o enfrentamento à fome, sendo 25 imediatas e emergenciais e 18 propostas estruturantes. O diagnóstico é alarmante! Apontou 62 áreas atendidas por 19 iniciativas, sendo 17 delas as mais severas em termos de insegurança alimentar.

O balanço da solidariedade também impressiona. São 77 pessoas voluntárias, organizadas em 19 cozinhas comunitárias, com diferentes níveis de estruturação física e organizacional, mas que ainda assim, sem apoio substancial do poder público, conseguem atender a cerca de 5 mil famílias ou 13 mil pessoas, muitas delas crianças, mulheres e idosas.

Confira Documento Completo da Pesquisa.

Ângela Pinheiro, representante da Articulação dos Órfãos da COVID-19 e membros da sociedade civil, alertou para um expressivo número de crianças e adolescentes que foram atingidos em cheio pela perda de seus entes queridos, genitores ou cuidadores, pela pandemia, o que os jogou na orfandade. Alertou para a responsabilidade do Estado para com essa situação. Por fim, expressou seu reconhecimento pela resistência e importância das diversas iniciativas de luta por direitos que o Grande Bom Jardim realiza, às quais se soma decididamente.

Rosy dos Santos, representante da Rede de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará, fechou o primeiro bloco de falas, denunciando o desmonte da política de segurança alimentar e dos mecanismos de participação social, a exemplo do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, ocorrido na última gestão do governo federal, criando dificuldades para Estados e Municípios.

Ministério Público e Defensoria Pública comparecem

Em seguida, Helder Ximenes Filho, representante do Ministério Público do Ceará (MP-CE), e Leandro Bessa, representante da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPE) falaram pelo bloco do sistema de justiça. O MP apresentou o Edital do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID), vinculado ao Ministério Público do Estado do Ceará, como possibilidade de apoio às cozinhas. Para isso, tanto a DPE como o MP podem realizar a orientação jurídica e técnica para que as entidades que representem à Rede de Cozinhas possam se habilitar do ponto de vista institucional.

Câmara de Vereadores assume a pauta da Fome

Pelo bloco parlamentar estiveram presentes: Gabriel Aguiar (PSOL), vereador de Fortaleza, e Louise Santana, co-vereadora da Mandata Nossa Cara (PSOL), ambos se colocaram à disposição para, a partir da Câmara Municipal de Fortaleza, apoiarem as cozinhas comunitárias, seja através de emendas no orçamento municipal, realizando visitas de fiscalização ao CRAS, projetos de Lei como o Selo das Cozinhas Comunitárias já apresentado pela Mandata e no diálogo junto ao poder executivo.

Rede DLIS e Rede de Cozinhas Comunitárias do GBJ participam de audiência na OAB. Foto: Rogério Costa.

FECOP e SDHDS: Políticas para a fome e para a pobreza são necessárias e urgentes!

José de Lima Freitas, representante do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), abriu o bloco do poder executivo, ressaltando a necessidade de melhorar a gestão das políticas sociais para que as mesmas cheguem onde o Estado não tem conseguido chegar. Colocou-se à disposição para realizar novos diálogos visando iniciativas concretas de políticas públicas de enfrentamento à fome, esta estreitamente ligada à extrema pobreza.

Por fim, Ítalo Betoveen, representante da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), reafirmou algumas iniciativas em fase de elaboração pela pasta e aventou o lançamento de Edital que permita estruturar as cozinhas comunitárias, apoiar com bolsas as trabalhadoras das cozinhas, e financiar a produção e distribuição de quentinhas pelas cozinhas comunitárias. Afirmou que a SDHDS tem distribuído 1.200 quentinhas diariamente para a população de rua e que 18 dos 27 CRAS de Fortaleza têm distribuído 300 refeições por dia. Afirmou que no CRAS do Bom Jardim e do Canindezinho isso acontece.

Lideranças Populares Denunciam Fragilidades de Equipamentos Públicos

As lideranças da Associação Avivar Pastora Zoza e Pastor Fred, assim como da Associação dos Moradores do Bom Jardim, Zenilce Freitas, fizeram denúncias quanto à precariedade dos CRAS e má qualidade dos serviços prestados, tanto no cadastramento para que as famílias recebam o vale-gás de cozinha, atualizem seu Cadastro Único, entre outros benefícios.

Lideranças populares fazem denúncia em audiência. Foto: Rogério Costa.

Principais encaminhamentos da Audiência da OAB com as Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim realizada em 08 de 12 de 2022:

  1. Ampliar postos de arrecadações de alimentos para as cozinhas comunitárias em organizações do sistema de justiça (OAB, MPE, DPE) e demais repartições públicas (prefeitura, governo e câmara e assembleia).
  2. Enviar a pesquisa Mapeamento do Enfrentamento à Fome no Grande Bom Jardim à prefeitura e governo do estado por ofício e cobrar incorporação das propostas imediata e estruturais aos programas de governo.
  3. Criação de canais permanentes de diálogo do governo do estado e da prefeitura de Fortaleza com as representações da Rede DLIS do Grande Bom Jardim, Rede de Cozinhas Comunitárias e Articulação para Defesa de Crianças e Adolescentes Órfãos da Covid 19.
  4. Solicitar conjuntamente informações acerca da baixa execução orçamentária municipal em segurança alimentar para identificar os entraves.
  5. Solicitar reunião conjunta com a SDHDS para que a mesma apresente em detalhes e com os prazos necessários a proposta de política de apoio às cozinhas comunitárias.
  6. Solicitar reunião com Fecop para analisar possibilidades de apoio às cozinhas comunitárias via Fundo Estadual de Combate à Pobreza.
  7. Realizar visita conjunta aos CRAS e Unidades Básicas de Saúde do Grande Bom Jardim para fiscalizar o funcionamento, a partir de denúncias levantadas por usuários desses equipamentos.
  8. Ampliar o programa de distribuição de leite para incluir as cozinhas na distribuição.
  9. As organizações do sistema de justiça apoiares a atualização documental das organizações comunitárias para que se habilitem a concorrer a editais públicos.
  10. Apoiar a participação das cozinhas comunitárias no Edital do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID), vinculado ao Ministério Público do Estado do Ceará.

Saiba mais sobre a Rede de Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim https://www.instagram.com/redecozinhascomunitariasgbj/

  • Foto de Destaque: Nícolas Gonçalves.