Obra é resultado do projeto de Fortalecimento Institucional desenvolvido em parceria com o Instituto Unibanco.
JORNADAS COLETIVAS
Em Fortaleza, o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza tem trabalhado junto a adolescentes e jovens os temas direito à educação e construção de espaços escolares mais representativos e participativos com apoio do Instituto Unibanco.
Em 2022, mais de 120 jovens participaram da oficina “Participação de adolescentes e jovens na construção do projeto político pedagógico”. Estudantes de 06 escolas públicas do Grande Bom Jardim, discutiram a realidades dos seus espaços de ensino, destacando as potencialidades e identificando os desafios.
Foi consenso que há muitas iniciativas de promoção de uma educação de qualidade, porém ainda faltam recursos humanos e tecnológicos para o desenvolvimento de ações mais atualizadas e conectadas com as necessidades das juventudes. Ao total 153 propostas foram elaboradas e, cada escola recebeu um relatório com a metodologia e as sugestões dos/as estudantes.
OLHARES DAS JUVENTUDES
Uma das questões levantadas foi o desconhecimento dos/as estudantes em relação ao PPP, ” quando perguntávamos se conheciam o que era, o ‘não’ era unânime” , Jean Borges psicólogo responsável pelas oficinas. Problemas com a infraestrutura das escolas, com a metodologia adotadas nas aulas, poucas ações artísticas e culturais no ambiente escolar, demanda por discussões em relação a temáticas de saúde mental, raça, gênero e diversidade sexual estiveram na pauta apresentadas pelos/as jovens.
No primeiro ano pós- pandemia, ter as demandas identificadas e considerar as sugestões na atualização dos PPPs será de grande importância e riqueza, é o que afirma a diretora da EEMTI Jociê Caminha de Menezes, Enedite Madeira. Jean Borges concorda e afirma que ao realizar as oficinas com o apoio da jovem Raquel Vieira, fotógrafa e jovem agente de paz, percebeu um grande potencial de participação juvenil
“Com a realização destas oficinas nos propomos a potencializar a participação e amplificar as vozes – muitas vezes silenciadas, não por uma escola específica, mas, pelo peso que o caráter institucional de poder incide sobre os corpos – de adolescentes e juventudes na construção de projetos, como os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP), sem desconsiderar ações em direção ao respeito à diversidade, garantia dos direitos humanos, prevenção à violência e aos conflitos.”ressalta Jean Borges.
CRIADORES/AS DA CARTILHA
As 153 sugestões apresentadas pelos/as estudantes serão inspiração para a construção de uma cartilha que será lançada no final de abril e, será distribuída nas escolas públicas do Grande Bom Jardim, o objetivo é que seja um material de apoio para toda a comunidade escolar ( gestão, professores, estudantes, familiares e todas as pessoas que fazem a educação acontecer) de modo que os projetos políticos pedagógicos sejam elaborados e atualizados, com a participação de todes. Afirma a assessora de juventudes do CDVHS, Ingrid Rabelo.
No sábado dia 25 de março, 22 adolescentes representantes de 03 escolas públicas do Grande Bom Jardim se reuniram para iniciar a construção dos/as personagens da cartilha que contarão por meio de uma linguagem artística e jovial, o que é afinal um projeto político pedagógico e como ele repercute na jornada escolar. A oficina de desenho foi facilitada pelo artista plástico e ilustrador, Elinaudo Barbosa e o grupo continuará acompanhando e colaborando na construção. Para Alex Leon, 16, estudante do terceiro ano da EEMTI Senador Osires Pontes a experiência:
“foi muito legal, pois estava com os meus amigos, eu tive o aprendizado de escrever roteiros e desenvolver personagens, espero que com a criação dos personagens, conseguir desenvolver mais eles, em particular gostaria que tivesse outras oficinas desse estilo” .
Continuidade foi uma palavra muito presente na avaliação da oficina, pois muitos jovens desejam participar de mais formações artísticas em suas escolas e comunidades.
Texto: Ingrid Rabelo- Assessora de juventudes do CDVHS