CURSO GRATUITO. FAÇA SUA INSCRIÇÃO

O Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), através da Escola Popular de Educação em Direitos Humanos (EPEDH), abre inscrições para composição de turma com 35 vagas ao Curso para professores/as da rede pública de educação básica do Grande Bom Jardim, sobre Racismo Estrutural e Democracia.

O curso objetiva proporcionar uma reflexão teórica, prática e conceitual acerca da democracia e do conceito de racismo estrutural. Com intuito de fomentar discussões a respeito do racismo enquanto processo histórico de genocídio e desumanização da população negra brasileira, tornando de conhecimento comum as tecnologias do racismo na contemporaneidade, priorizando profissionais da educação básica que atuem em escolas públicas, oriundas de contextos periféricos, e com isso promover novas práticas pedagógicas que relacionem as dinâmicas sociais com a educação.

A promoção do curso é feita pelos parceiros:

Coordenação de Extensão e de Assuntos Comunitários, Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Coordenação de Direitos Humanos, Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB).

Instituto Negra do Ceará (INEGRA).

Apoio

MISEREOR, Agência de Cooperação Alemã para o desenvolvimento

O curso é totalmente gratuito e contará com carga horária total de 80 horas-aula. As aulas presenciais, terão carga horária de 14 horas/aula, distribuídas em 3 (três) encontros; ¹ Aula Inaugural ; ² Aula de campo/ vivência em uma comunidade quilombola e ³ Seminário de encerramento e certificação.

No ambiente virtual de aprendizagem do ava.cdvhs.org.br, serão distribuídas 60 horas/aulas em três módulos; Módulo I, Raça e racismo no Ceará e no Brasil: um reconhecimento de fundamentos histórico-políticos, Módulo II, Democracia e políticas de ações afirmativas: uma abordagem interdisciplinar e Módulo III, Escola e a superação do racismo.

O ambiente virtual de aprendizagem, contará com conteúdo no formato de vídeos, artigos e livros digitais, atendendo a perspectiva de cada módulo, definido pelo corpo docente da EPEDH, o ambiente contará com 6 horas/aulas, destinadas para os exercícios de fixação de cada módulo e fóruns de interação com alunos/as e docentes da escola. Esse acompanhamento, ocorrerá através da plataforma.

O conteúdo será difundido a partir de aulas expositivas e dialogadas a partir dos temas. Também será feito uso de material visual (slides, vídeos de curta duração e filmes) para uma melhor compreensão dos educandos. Haverá também um Fórum de Debate, que ocorrerá ao final de cada módulo.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

As Inscrições serão realizadas no período de 10 a 24 de abril de 2023, através do formulário google: FAÇA A SUA INSCRIÇÃO SIMPLIFICADA AQUI: https://forms.gle/FhR4LmEGo1iUee2W6

A pessoa interessada em compor a turma do Curso de Formação de Defensores de Direitos Humanos, da Escola Popular de Educação em Direitos Humanos (EPEDH), do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), deverá, no ato da inscrição, apresentar ou uma (01) declaração de efetivo exercício docente, assinada pela representação institucional escolar.

MAIS INFORMAÇÕES

E-mail: defensoresdh.cdvhs@gmail.com
Site: www.cdvhs.ogr.br
Telefone: 3497.2162 ou 996792099 ( a partir das 14h )