
Entre os meses de agosto e setembro de 2025, nos dias 26 e 28/08 e de 02 a 11/09, o Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa (CDVHS) realizou o Curso Círculos de Paz.
Os Círculos de Paz são uma prática da Justiça Restaurativa que reúne participantes para discutir desafios do cotidiano escolar, familiar e das relações de trabalho, em um ambiente de apoio e compreensão. A metodologia possibilita a troca de experiências, o aprendizado coletivo e a construção de soluções conjuntas para o desenvolvimento positivo de crianças, adolescentes, jovens e adultos, fortalecendo redes de apoio na escola, na comunidade e nos serviços de atendimento.
Participação e público-alvo
O curso contou com 14 inscritos, entre profissionais do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), embaixadores da paz de duas escolas do Grande Bom Jardim e jovens do JAP – Jovens Agentes de Paz, grupo que atua na organização da juventude estudantil do território.
A formação foi conduzida por Aurilene Vidal, assistente social e membro da Pastoral do Menor Regional. Durante o processo, os participantes compreenderam o que é um círculo de paz e como aplicá-lo em suas realidades, visando a construção de melhores relações humanas.
Etapas do curso
Na fase presencial, os participantes receberam noções sobre planejamento e significados dos círculos, elaborando planos de aplicação com seus respectivos públicos. O curso agora segue em ambiente virtual até novembro, espaço onde serão revisitados temas que geraram dúvidas, além de permitir a avaliação da execução prática dos círculos. Essa etapa também será acompanhada pela facilitadora Aurilene Vidal.
Projeto Vivo Cidadania
A atividade integra o Projeto Vivo Cidadania, com apoio da Open Society Foundations, que atua no território do Grande Bom Jardim, especialmente nas comunidades Granja Lisboa e Marrocos. O trabalho é direcionado a adolescentes em situação de vulnerabilidade, buscando integrar e capacitar a rede de atendimento.
A iniciativa reforça a importância do investimento governamental e do acolhimento humanizado, essenciais para garantir um presente e futuro dignos, com vida em plenitude, para crianças, adolescentes e jovens do território.