
No último dia 18 de março, a Associação Brasileira de ONGs (ABONG) realizou, das 8h às 16h, na sede do ESPLAR, em Fortaleza, o segundo encontro do projeto Ocupa ABONG, que tem percorrido diferentes estados do Brasil. O objetivo principal da iniciativa é fortalecer a presença da ABONG nos territórios, promover escutas coletivas e fomentar articulações políticas entre as organizações associadas.
O encontro teve como pauta central o tema “Democracia e Direitos Humanos: o cenário da cooperação internacional e nacional para o desenvolvimento das OSCs (Organizações da Sociedade Civil)”. O evento reuniu representantes de diversas OSCs para discutir os desafios e perspectivas do setor, especialmente em um momento de redução da cooperação internacional para o desenvolvimento no Brasil.
Durante a manhã, participaram do encontro associadas da ABONG e outras organizações convidadas, como o CETRA, CDVHS, ADELCO, Esplar, Terramar, Jubileu Sul, Centro Socorro Abreu, Casa Andaluzia, Cedeca Ce, We World, Conselho de Pastoral dos Pescadores, Pequeno Nazareno, Pastoral do Menor e Elo Feminista. Também estiveram presentes Franklin Félix e Jhonatan Souto, da equipe do Escritório da ABONG em São Paulo.
A principal proposta do encontro foi a construção de agendas comuns entre as instituições que integram a rede, com o objetivo de ampliar o diálogo entre as associadas e potencializar suas ações em defesa dos direitos humanos, da democracia e da justiça social. O evento se alinha com a realização do Festival ABONG, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de maio e reunirá representantes de organizações sociais, financiadores, parceiros e lideranças para discutir e fortalecer a participação social no Brasil. No festival, serão aprofundados os temas tratados durante os encontros do Ocupa ABONG.
Lúcia Albuquerque, coordenadora executiva do CDVHS, ressaltou a importância de estar presente e ocupar esses espaços de articulação. “Participar de encontros como o Ocupa ABONG é fundamental para fortalecer a nossa voz dentro das pautas de democracia e direitos humanos. É uma oportunidade de conectar as ações de nossa organização com as de outras instituições que compartilham os mesmos valores e princípios, ampliando nosso impacto coletivo e criando novas formas de resistência e atuação.”, destacou Lúcia.
No período da tarde, ocorreu uma reunião exclusiva para as associadas da ABONG no Ceará, onde foi decidida a participação do CDVHS e da ADELCO no próximo triênio do Conselho Diretor da ABONG. O próximo encontro desta articulação ocorrerá no dia 22 de abril, na sede do CETRA.
A ABONG é uma plataforma nacional de atuação que reúne organizações comprometidas com a luta contra discriminações e desigualdades, pela construção de modos sustentáveis de vida e pela radicalização da democracia. Saiba mais sobre a ABONG em www.abong.org.br.


Fotos: Franklin Félix