CDVHS Participa da Primeira Reunião de Planejamento das Ações Estratégicas do Fórum DCA de 2025

Na última quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025, aconteceu a primeira reunião do Fórum DCA de 2025. O encontro teve como objetivo avaliar as atividades realizadas no ano anterior, 2024, utilizando a metodologia de reflexão em grupo. A dinâmica foi baseada nas perguntas “foi sal?” (ou seja, o que deu certo e deve ser mantido) e “pontos a melhorar”. As respostas sobre essas questões permitiram uma análise aprofundada das ações passadas, visando aprimorar as estratégias para o futuro.

O grupo seguiu com discussões sobre o fortalecimento das comissões que fazem parte do Fórum. As comissões estão divididas em quatro áreas principais: Educação, Enfrentamento, Socioeducativo e Orçamento. Durante o encontro, uma representante de cada comissão teve a oportunidade de apresentar os trabalhos realizados e convidar mais pessoas a integrar as ações das respectivas instâncias. O objetivo é ampliar a participação e o engajamento das organizações e da sociedade em geral.

O planejamento das ações para 2025 será finalizado no próximo dia 26 de fevereiro, quando cada comissão apresentará o seu plano de ação. Nesse encontro, será definido um conjunto de ações estratégicas, incluindo atividades em que todas as comissões atuarão em conjunto. Entre os principais eventos previstos, destaca-se o Ato pelo 18 de Maio, em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Comissão de Enfrentamento aproveitou o encontro para convidar todos os interessados para a reunião que acontecerá no dia 18 de fevereiro, às 14h, no CEDECA Ceará. Para o biênio 2024-2026, a coordenação colegiada do Fórum é composta pelo CDVHS, Visão Mundial e CAMPE, que trabalharão em conjunto para garantir avanços nas questões relacionadas aos direitos da infância e juventude.

Diversas organizações participaram da reunião do Fórum DCA, incluindo o Centro de Defesa da Criança e Adolescente (CEDECA Ceará), o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), o Instituto Terre des Hommes (TdH), o Centro de Apoio a Mães e Pais de Portadores de Eficiência (CAMPE), o Grupo de Estudo e Pesquisa Margens/UECE, a Associação Sociedade da Redenção, Cáritas Fortaleza, o Grupo Meraki do Gueto, a Associação Santos Dias, Visão Mundial, Rede Cidadã, o Instituto Pensando Bem, a Pastoral do Menor, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes (CEVSCA) e o Coletivo Vozes. A presença dessas instituições é crucial para o fortalecimento das ações de defesa dos direitos das crianças e adolescentes em diversas frentes.

O Fórum DCA surgiu no início da década de 1990 e é composto por organizações não-governamentais e profissionais militantes que atuam na área da infância e adolescência. Seu principal objetivo é ser um espaço democrático de articulação e mobilização em torno dos direitos da criança e do adolescente, com forte ênfase na incidência política, reivindicando que o Estado cumpra seu papel de promotor de políticas públicas.

Redes sociais: Instagram do Fórum DCA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *