CDVHS lança curso “Militância e Proteção aos Defensores de Direitos Humanos”

O Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), por meio de sua Escola de Educação em Direitos Humanos, lançou oficialmente o curso “Militância e Proteção aos Defensores de Direitos Humanos”. O lançamento ocorreu no dia 18 de julho de 2025, durante o Encontro Estadual de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos, em um evento presencial que reuniu representantes, parceiros e militantes da causa.

Com uma proposta formativa inovadora, o curso visa fortalecer as redes de proteção aos defensores e defensoras de direitos humanos, a partir de metodologias baseadas na proteção popular. A iniciativa é voltada, prioritariamente, para participantes do Programa de Proteção aos Defensores/as de Direitos Humanos do Ceará (PPDDH/CE).

Estrutura e Conteúdo do Curso
Com carga horária total de 60 horas, o curso está organizado em três módulos, distribuídos em oito aulas:

Módulo 1: Constituição de 1988 e o paradigma da democracia e dos direitos humanos
Módulo 2: Desafios à proteção popular de defensores e defensoras de direitos humanos
Módulo 3: Comunicação e direitos humanos – medidas para se comunicar com segurança na defesa de direitos

O conteúdo é baseado nos Cadernos de Estudo 1, 2 e 3 do Projeto Sementes de Proteção, reafirmando o compromisso do CDVHS com uma educação crítica, transformadora e conectada à realidade dos movimentos sociais.

Parcerias e Certificação
A realização do curso conta com o apoio de importantes instituições parceiras: MISEREOR, CEDDH, Secretaria dos Direitos Humanos, Defensoria Pública do Estado do Ceará, Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da ALECE e UNIPACE. Esta última será responsável pela emissão dos certificados de conclusão, mediante verificação da frequência dos participantes.

Corpo Docente
As aulas contam com a mediação de profissionais renomados, comprometidos com a luta pelos direitos humanos, como:

Paulo Carbonari – Professor de filosofia e membro do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH)
Rachel Saraiva – Assessora técnica do Núcleo de Assessoria dos Programas de Proteção (NAPP)
Rosiana Queiroz – Coordenadora geral do CDVHS
Ana Maria de Freitas – Coordenadora de projetos do CDVHS
Ana Paula Vieira – Técnica assistente social
Joisiane Gamba – Membro do colegiado da SMDH
Lúcia Bertini – Doutora em psicologia
Suzana Moreira – Comunicadora social dos direitos humanos

Aulas e Encerramento
As aulas estão sendo disponibilizadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do CDVHS. O encerramento do curso será realizado presencialmente, em um encontro que reunirá a equipe organizadora e os cursistas na mesa de debate “Organização Popular e Atuação em Rede para Fortalecer a Proteção Popular”.

O CDVHS reafirma, com essa ação, seu compromisso com a formação crítica, o fortalecimento das redes de proteção e a continuidade da luta por justiça social e direitos humanos no Ceará e no Brasil.