Setembro amarelo nas escolas tem a participação do JAP

As ações acontecem com intervenção de estudantes que participaram do V Festival das Juventudes.

A chegada do mês de setembro mobiliza ações de promoção à saúde mental e de valorização da vida. Nessa perspectiva o Grupo Jovens Agentes de Paz vem contribuindo na organização de ações de arte, cultura e formação em direitos humanos em três importantes eventos de escolas parceiras do Grande Bom Jardim.

Conheça um pouco da programação

Festival Viva la Vida envolverá promoção à saúde com arte e cultura em escola pública do Grande Bom Jardim.

No mês em que todos os olhares se voltam para a valorização da vida, o setembro amarelo da EEM Santo Amaro não ficará de fora, com uma programação para 400 jovens, o dia 15 mobilizará toda a comunidade escolar em torno da pauta. Para reunir toda a diversidade de ações, nada melhor que um Festival com o tema ” Viva la Vida” um convite para engajar as juventudes com ações de cidadania através da arte, cultura e promoção à saúde.

O Festival surge a partir do desejo conjunto do Grupo Jovens Agentes de Paz e de estudantes da escola pública EEM Santo Amaro em promover uma programação criativa em que “a arte não fosse somente assistida, mas sim produzida e experimentada como ferramentas terapêutica, mostrando que existe diferentes formas de ter acesso à saúde mental” como afirma Gisnáina Braz (17) uma das estudantes que está na organização do evento. Tendo o Setembro Amarelo como inspiração e sabendo que a promoção à saúde deve ser um esforço de toda a sociedade, foram mobilizados centros culturais, unidades de saúde, artistas e profissionais da beleza para compor uma programação contemplando o completo bem-estar físico, mental e social como recomenda a OMS O evento acontecerá no dia 15 de setembro nos três turnos ( manhã, tarde e noite).

Cine Amar(elos)

O Grêmio Carolina Maria de Jesus da EEM São Francisco de Assis organizou uma programação diversa para falar sobre saúde de mental desde distribuição de mensagem no momento do intervalo até ações esportivas. O Grupo Jovens Agentes de Paz foi convidado a pensar junto e propôs a realização de uma sessão do filme Guardiões da Galáxia para conversar sobre amizade e promoção de convivência com as diferenças. O momento acontecerá no dia 20 de setembro no turno da tarde. Mateus Araújo, estudante da escola e presidente do grêmio destaca que o objetivo da programação que envolve rodas de conversas, jogos e postagens no instagram do grêmio ” é promover a prevenção ao suicídio e a valorização da vida”. Reforça ainda que

“contribuições do JAP foram importantíssimas desde ajuda no planejamento, ideias de atividades e ajuda mais direta como facilitação de uma sessão do cineclube”

Mateus Araújo ( militante da JPL, juventude pátria livre, e presidente do grêmio Carolina Maria de Jesus)

Sábado Festivo

Com uma programação com oficinas de arte, artesanato, dança e poema o Grêmio Juventude Democrática da EEM Michelson Nobre da Silva organizará um sábado para destacar a valorização da vida. O evento acontecerá no dia 30 de setembro de 08h às 12h e conta com a participação de estudantes de psicologia da Universidade Federal do Ceará por meio do Projeto Artes Insurgentes, do projeto Eu faço o Corre ligado ao edital Agentes Criativos do Centro Cultural Bom Jardim e, liderado pelo produtor cultural Jeferson Carvalho. O evento envolverá estudantes dos três turnos da escola e, buscará apresentar possibilidades artísticas para as juventudes é o que afirma Beatriz presidente do grêmio.

As ações acontecem dois meses após o V Festival das Juventudes que reuniu cerca de 60 estudantes de seis escolas públicas estaduais do Grande Bom Jardim para falar sobre arte, cultura e direitos humanos entre maio e junho desse ano. Devido às limitações orçamentárias o grupo precisou priorizar as ações em três escolas em setembro e, as outras três em outubro. Para Ingrid Rabelo, assessora de juventudes do CDVHS os eventos de setembro é um importante momento de construção e fortalecimento das iniciativas juvenis que ocupam e constroem as escolas públicas, ” os eventos mostram quão criativas e dispostas são as juventudes, produzir qualquer ação que seja exige tempo, afinidade e disposição e as e os adolescentes mostram que com incentivo e apoio elas podem produzir muitas belezas e, conseguem envolver outras ao seu redor, desejamos estar cada vez mais próximas e apoiando, porque fazer as juventudes já fazem“, afirma a assessora.