Sábado Festivo agita EEM Michelson Nobre da Silva

Evento foi realizado no dia 30 de setembro de 2023 na EEM Michelson Nobre da Silva, escola localizada no bairro Granja Lisboa.

Autora do texto: Rafaela Paracampos ( Estudante de Serviço Social)

Fotos: Arquivo do Grupo Artes Insurgentes- UFC

Marcado por atividades culturais e oficinas baseadas nas dinâmicas da juventude que compõem o corpo discente da escola. O grêmio estudantil, enquanto protagonista do processo de construção do festival, pensou o evento em parceria com o grupo Jovens Agentes de Paz (JAP) , do projeto  Eu faço Corre do produtor cultural Jeferson Carvalho, do Grupo Artes Insurgentes formado por integrantes do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade ( LAPSUS) e VIESES (Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação) .

Programação

O evento foi divido em 5 momentos. A primeira parte foi uma reunião, por volta das 7h30, com a comissão organizadora. Foi realizada uma dinâmica de sintonia com os integrantes a partir de perguntas norteadoras como: “o que trago e o que peço para o evento?”. Após a reunião, no segundo momento, foi feita a acolhida das/os estudantes.

O grêmio e os professores realizaram uma fala inicial de boas vindas e em seguida ocorreram algumas apresentações culturais. Teve o freestyle com Eduardo Alcantara ( Dudu Break) e Roni Flow. José Rafael, João Victor, estudantes secundaristas, e o professor Cláucio compuseram a apresentação musical. Em seguida, teve a participação do artista visual Geovanni Coelho que emocionou o público com sua fala sobre a arte como dispositivo de saúde mental e, ainda  cantou uma música autoral.

Para a estudante da EEM Michelson e integrante do Grêmio Juventude Democrática, Rany Pequeno, o sábado foi muito especial:

Para mim foi o melhor sábado que já teve. Amei como as pessoas interagiram, gostei da organização e também aproveitei muito. Declara a jovem.

As oficinas foram o centro do terceiro momento: 9h às 10h40. Aconteceram 4 oficinas: a de artesanato, facilitada pela Cristina, do grupo CRIART; a da fotografia, comandada pelo Izídio e o Itin; a do Reggae, dirigida por Jackline Marques- educadora social do CCBJ; e a de batalha de rima, com Roni Flow com apoio do MC Brazuca e do estudante Marcos.

Finalizadas as vivências, os estudantes se reuniram novamente para compartilhar as experiências e os resultados produzidos nas atividades. Foi um momento de descontração e integração. Por fim, o evento foi encerrado com a tão desejada feijoada para o almoço. 

Aprendizados

O sábado festivo evidenciou a capacidade organizativa e articuladora do grêmio, que juntos conseguiram pensar, mobilizar a rede e realizar o evento. O encontro apresentou-se como mecanismo de integração dos estudantes. O direito à cultura, ao lazer e à formação, por exemplo, são garantias que o sábado festivo conseguiu encadear. 

Conheça mais sobre os grupos que organizaram o evento

Grêmio Juventude Democrática (https://www.instagram.com/gremiojud/

EEM Michelson Nobre da Silva ( https://www.instagram.com/michelsonnobreoficial/

Artes Insurgenteshttps://www.instagram.com/artesinsurgentes/

Jovens Agentes de Paz https://www.instagram.com/jovensagentesdepaz/

LAPUS https://www.instagram.com/lapsusufc/

Vieses (https://www.instagram.com/viesesufc/