Foi dada a largada! No dia 23 de setembro as equipes se reuniram no CDVHS para participar dos momentos formativos sobre democracia e direitos digitais e, foram surpreendidos com os desafios surpresas que já garantiram o primeiro ranking da gincana pega visão- jovens pelo Estado de Direitos.
O momento iniciou com a construção dos acordos de convivências construído coletivamente e, seguiu com a apresentação de dança da equipe Lacration Fortarettes que realizou uma apresentação interativa com os/as participantes.
Ainda na manhã do dia 23 foi realizada uma roda de conversa sobre democracia e direitos digitais com a historiadora Elissania Oliveira que de forma dinâmica apresentou como as redes sociais podem ser ferramentas de visibilidade, comunicação e engajamento pelas juventudes e alertou sobre os cuidados para o uso nocivo e de disseminação de mentiras, fofocas e fake News por meio delas.
Após o momento de formação as cinco equipes apresentaram o significado e a construção das frases das equipes e, foram formados os grupos da competição. Um dos pontos altos foi a serigrafia das blusas feita pelos estudantes. Momento de bastante interação entre integrantes.
No período da tarde foi realizada a leitura do regulamento e, as oficinas sobre redes sociais. Integrantes se dividiram entre as oficinas de Tit Tok, Podcast, Cards para instagram e fotografia criativa. A prova surpresa foi a realização do grito de luta envolvendo o nome da equipe.
As atividades serão avaliadas por uma comissão formada por 3 pessoas que não tenha relação direta com as equipes e integre uma dessas instâncias : Fórum de Juventudes, CDVHS e/ ou faça parte de uma instituição parceira do CDVHS. Os critérios da pontuação serão compartilhados com as duplas de monitoria/ mobilização do projeto.
O PROJETO
Projeto: O projeto “ Pega Visão – Jovens pelo Estado do Direitos” foi selecionado no edital de Juventudes da objetivo do edital ” Juventudes e Direitos Digitais” da Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE em agosto e o objetivo é fortalecer o protagonismo da juventude e suas organizações nos processos de participação social e política, tendo como foco os direitos digitais. O projeto tem duração de 3 meses tem o apoio da organização alemã Pão para o Mundo/ Brot für Die Welt.
PARTICIPANTES
Participaram estudantes das escolas EEMTI Senador Osires Pontes, EEMTI Jociê Caminha, EEFM São Francisco de Assis- Bom Jardim e EEM Santo Amaro, a gincana também contou com a participação de jovens lideranças religiosas e de integrantes do Fórum de Juventudes do Grande Bom Jardim.
Conheça a equipe de monitoria/ mobilização
- Halan Jakson de Assis- Equipe de Comunicação
- Ariadna Capistrano
- Elivelton Rodrigues
- Michel Ferreira
- Veroneide Ferreira Pires
- Karla Soraya Tavares
- Marlon Ferreira Pires
- Lutiane da Silva Feijão
- Nicolas Costa- Equipe de Comunicação
- Gabriel Felício de Sousa
- Raquel Vieira de Sousa
- Maria Fernanda de Oliveira
Nome das equipes
- Laranja- Todo direito é uma luta!
- Azul- @Democracia_on
- Verde- Se decidem por mim é contra mim
- Roxo- Democracia tá em jogo!
- Amarelo- Tolerar a intolerância?
E aí para quem vai sua torcida?
Conheça o regulamento da gincana: https://drive.google.com/file/d/1DZtGjyWUf4AxK63s-hlPgP5yyvirtilf/view?usp=sharing
Fique por dentro de toda a gincana pela nossa rede social: https://www.instagram.com/