Pular para o conteúdo

Novo Conselho Gestor da ZEIS Bom Jardim toma posse e luta por políticas públicas continua

A luta está na essência do Grande Bom Jardim. O território constrói, há décadas, formas de participar e incidir sobre as decisões que definem seus próprios rumos. Foi assim com o Plano Popular da ZEIS, com a luta pela urbanização da Lagoa da Viúva e em tantas outras iniciativas construídas a partir da organização comunitária. Agora, esse processo ganha mais um capítulo com a posse do novo Conselho Gestor da ZEIS Bom Jardim.

Na quarta-feira (05/08), os 16 conselheiros eleitos pela comunidade tomaram posse no Teatro São José, junto a outros 158 conselheiros das demais Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) de Fortaleza. Eleitos para um mandato de dois anos, os novos conselheiros passam a atuar no acompanhamento e na construção das políticas públicas destinadas ao território.

Uma eleição com forte participação do território

A eleição do Conselho Gestor da ZEIS Bom Jardim aconteceu no dia 29 de maio, das 14h às 20h, em três locais situados dentro da poligonal da ZEIS: as escolas municipais Herbert de Souza e Tomaz Muniz e a EEMTI Senador Osires Pontes.

O processo foi acompanhado de perto pelo CDVHS e pela Rede DLIS, que constituíram um Grupo de Trabalho para mobilizar moradoras e moradores e fortalecer a participação comunitária na eleição. Entre as 11 ZEIS de Fortaleza que realizaram eleições, a ZEIS Bom Jardim registrou a maior participação, com 8.780 eleitores.

Dos 16 representantes eleitos pela comunidade para o Conselho Gestor, oito integram o campo de organizações e lideranças articulado pela Rede DLIS, dando continuidade à presença da organização popular na gestão participativa da ZEIS.

Conselho Gestor e direito à cidade

O Conselho Gestor da ZEIS Bom Jardim é um espaço de participação popular na definição e no acompanhamento das políticas públicas do território. Entre suas atribuições está a participação na formulação e no monitoramento do Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF), além do acompanhamento de ações relacionadas ao direito à moradia, à infraestrutura, aos espaços públicos e às prioridades de intervenção na ZEIS.

Mais do que um espaço institucional, o Conselho Gestor é uma ferramenta conquistada pela luta popular para ampliar a participação dos moradores nas decisões sobre o território. Sua renovação representa a continuidade de uma trajetória construída por moradores, lideranças e organizações que, há décadas, defendem o direito à cidade e a gestão democrática do território.

Para o CDVHS e a Rede DLIS, o início do novo mandato representa, portanto, a continuidade de uma trajetória de organização popular no Grande Bom Jardim e a abertura de mais um ciclo de incidência na política urbana de Fortaleza. O desafio agora é fortalecer a participação dos moradores, defender a autonomia das comunidades e fazer do Conselho Gestor um espaço efetivo de construção democrática das políticas para a ZEIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *