JAP realiza Rolê da Democracia

O Rolê da Democracia é uma ação realizada pelo Grupo Jovens Agentes de Paz com o objetivo de levar  debates  sobre participação e cidadania às escolas e associações comunitárias do Grande Bom Jardim.

Envolvendo uma dinâmica de roda de conversa, tira-dúvidas e emissão de título eleitoral,  o JAP esteve em cinco escolas, sendo elas EEMTI Jociê Caminha de Menezes, EEM Santo Amaro, EEM Eudes Veras em Fortaleza e na EEMTI José Borba Vasconcelos- Maracanaú e na EEMTI Vicente Arruda em Caucaia. Também realizou emissão de títulos na sede do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza incentivando a participação juvenil na participação politica e social de seus territórios.

Durante as  rodas  de conversa foi possível  tirar  dúvidas sobre o que é democracia, sobre participação das juventudes na política, sobre os cargos que serão eleitos em 2022 e sobre os passos para emissão do título.


Destaques do “Rolê”

A participação de integrantes do JAP estudantes ou ex-alunos das escolas foi motivo de elogios, admiração e entusiasmo pelas gestões das escolas que receberam a atividade com muita animação. É o que afirma a coordenadora Jane Oliveira da EEM Eudes Veras, para ela

“a atividade é muito positiva, pois possibilita que jovens tenham oportunidade de acessar o direito na própria escola sem precisar se deslocar para um local distante e muitos não tem condições financeiras. O momento da conversa também foi muito importante para falar sobre a importância da democracia. Então esse momento foi muito relevante para a escola” Afirma Jane.

Outro destaque foi a participação do coletivo Entre Ciclos na Escola Eudes Veras, compartilhando sobre a importância do combate à pobreza mestrual e mostrando a relação do tema com a política. Além disso, o rolê da Democracia também foi visto como boas práticas e inspirou outros coletivos a também movimentar ações de educação polícia.

O Grupo emitiu 52 títulos de eleitores no período do dia 02 a 28 de abril. Para Alana Ribeiro, jovem agente de paz, essa ação é muito importante,” porque foi possível falar sobre um tema difícil de forma leve e divertida através dos jogos. E também foi possível ajudar outros jovens a emitir um documento importante para a defesa da democracia”

O rolê da Democracia encerrará no dia 29 de abril na Associação dos Moradores do Bairro Bom Jardim.

Repercussão do ” Rolê da Democracia” nas mídias: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/pontopoder/por-que-o-eleitorado-de-16-e-17-anos-entrou-na-mira-de-politicos-e-artistas-para-eleicoes-de-2022-1.3210395

Instagram: https://www.instagram.com/p/Cb2Pp_lLctg/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Texto: Ingrid Rabelo

Fotos do Rolê da Democracia

Fotos de : Gabriel Felício; Alana Ribeiro,Raquel Vieira e Maria de Fátima de Sá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *