Evento tradicional na EEM Michelson Nobre da Silva reúne juventude para celebrar saúde mental, cultura e o bem viver por meio de oficinas, arte e organização estudantil.
Reportagem escrita por Mariany Sousa- Estagiária do CDVHS, com a participação de Ingrid Rabelo- Assessora de Juventudes da instituição.
No sábado, 4 de outubro, a Escola de Ensino Médio Michelson Nobre da Silva, localizada no bairro Granja Lisboa, no Grande Bom Jardim, foi palco da terceira edição do evento Sábado Festivo, uma manhã dedicada à valorização da vida, práticas de cuidado com a saúde mental e ao protagonismo juvenil.
Com o tema: Cada dia é uma nova chance para ser melhor que ontem, a iniciativa, que já se tornou uma tradição na escola, contou com a participação ativa do Grêmio Estudantil Juventude Democrática, com apoio e participação do grupo Jovens Agentes de Paz (CDVHS), Artes Insurgentes ( UFC), Centro Cultural Canindezinho, representantes do Programa Jovens Mediadores (PREVIO) , com estudantes da própria escola que ficaram no apoio e até realizando oficinas como foi o caso das estudantes Nina e Lara que facilitaram a oficina de trança nagô e também professores, como foi o caso do professor Samuel de educação física que organizou um animado campeonato de vôlei, levando diversidade para o espaço que até então só exercitava a “monocultura do futebol”, como bem afirmou na sua apresentação.





A atividade também contou com o envolvimento coletivo de toda a comunidade escolar. Equipes de gestão, coordenação, secretaria, merendeiras/os, professoras/es, segurança e manutenção se fizeram presentes com entusiasmo e comprometimento, contribuindo de forma integrada para o sucesso do Sábado Festivo. A sintonia entre os diversos setores da escola reforçou o espírito colaborativo do evento, fortalecendo os laços entre educação, cuidado e participação ativa.
Preparação coletiva e criatividade estudantil









Os preparativos para o evento começaram ainda em setembro, com reuniões de articulação entre os gremistas e o Grupo Jovens Agentes de Paz. Nessas trocas, surgiram as primeiras ideias de oficinas e atividades culturais, que deram forma a uma programação diversa, pensada pela juventude e para a juventude.
Durante a manhã do evento, o ambiente escolar se transformou em um espaço de expressão artística, cuidado coletivo e celebração comunitária. A abertura foi marcada por apresentações culturais de estudantes da própria escola: Marcela e Marcelo Miranda que deram as boas-vindas com voz e cavaquinho, seguidos por apresentações de dança do Yuri Gomes ( japiano) e um texto autoral do estudante Armando, uma verdadeira celebração das potencialidades que a arte proporciona.
Oficinas e vivências que cuidam


















O Sábado Festivo promoveu diversas oficinas temáticas que dialogaram com a saúde mental de maneira lúdica e acessível. Entre as atividades oferecidas estavam: Cinema, Chaveiro a partir da técnica Macramê, Teatro, Campeonato de vôlei, Tranças Nagô e Stencil. Cada oficina buscou mostrar formas de cuidar do corpo, da mente e das relações, democratizando o acesso à cultura e ao bem-estar no território escolar.
Além de fortalecer vínculos entre os estudantes, as oficinas também proporcionaram momentos de aprendizado coletivo e protagonismo criativo, reforçando o papel da escola como espaço de resistência e construção de futuros possíveis.
Juventude que organiza, participa e transforma
Para Sarah Ketlen, 16 anos, estudante do 2º ano e presidente do Grêmio Estudantil, a experiência foi marcante:
“O Sábado Festivo foi maravilhoso. Ter participado da organização foi puxado, mas ao mesmo tempo muito bom. Apesar de todo o trabalho, ver o sorriso no rosto dos alunos foi maravilhoso. Aprendemos a trabalhar em equipe e também aprendemos muito com cada oficina que aconteceu.”
Sarah- presidente do Grêmio Juventude Democrática
Para Elder Lima Leite, coordenador da EEM Michelson Nobre da Silva, o Sábado Festivo é uma experiência que contribui com os processos de ensino- aprendizagem da escola:
“É momento festivo e, ao mesmo tempo, um grande exercício de aprendizagem. As oficinas, conduzidas de forma lúdica, criativa e colaborativa, despertam o interesse dos estudantes e mostram como é possível aprender de maneira leve e significativa.”
O Sábado Festivo de 2025 reafirma a importância de espaços educativos que colocam os jovens como protagonistas e agentes de transformação social. No Grande Bom Jardim, a Escola Michelson Nobre segue sendo um espaço de aprendizagens, criatividade, afeto e esperança.
Formação do Grêmio Juventude Democrática
* Dir. Sarah Ketlen
* Dir. Comunicação: Gabriela
* Dir. Marketing: Jaqueline
* Dir. Tesoureira: Kauane
Acompanhe as redes sociais dos grupos organizadores do Sábado Festivo:
https://www.instagram.com/juve.ntudedemocratica/
https://www.instagram.com/jovensagentesdepaz/
https://www.instagram.com/artesinsurgentes/
