Foto: Raquel Vieira
É sempre doloroso precisar ir às ruas para exigir o mínimo que é o direito de VIVER, o direito de SER e AMAR diferente da forma heteronormativa . Mas é NECESSÁRIO, porque não suportamos mais perder pessoas para essa sociedade machista, racista e homofóbica!
CHEGA!!!! Nenhum minuto de silêncio para tanta covardia e crueldade!
É urgente demais, “é pra ontem, porque hoje já se foi mais uma de nós”, como diz a poesia/ denuncia de Jô Costa @camaleonica_jo!
Por isso, no dia 15 de fevereiro, dia de combate à transfobia, estivemos no ato por Justiça e Memória de Dandara, Sofia e todas que tombaram! Suas vidas não foram em vão e suas mortes não merecem impunidade!!
O ato reuniu familiares, amigues, representantes de coletivos, coovereadoras e representantes da associação de travestis do Estado do Ceará. Uma comissão foi escolhida para se reunir com o Secretário de Segurança Pública e levar as reivindicações de políticas públicas de segurança e proteção para a população LGBTQIA+.
Chega de tanta injustiça e crueldade! Merecemos uma vida inteira!
Encaminhamentos da reunião com o Secretário de Segurança Pública
- Foi designada a Delegada Socorro Portela pela Secretaria como ponto focal da pauta LGBTQIA+;
- O Movimento conseguiu participação na escolha/revisão da produção textual de formação para o curso ofertado para os 4000 novos agentes de segurança do estado.
- O movimento conseguiu participação nas formações com lugar de fala e ainda uma participação da seleção dos currículos dos formadores, incidindo assim, sobre quem serão os formadores dos agentes de segurança já que devido o plano interno os formadores precisam ser funcionários públicos;
- A ideia é que se construa um núcleo de produção de material para a segurança com aspectos sobre a população LGBT;
- Foi pautado o Observatório e o Plano Estadual de Segurança Pública que deve sair via portaria pelo secretário antes da troca de gestão do Camilo.
- Major Messias indicou dois contatos que podem ser acionados mais diretamente para proteção em casos de lfbtfobia.: (+55 85 3101-0181) ( +55 85 8902-3372)
- Coletivos e associações que atuam no Grande Bom Jardim que marcaram presença:
- Associação dos Moradores do Bom Jardim
- Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza
- Coletivo Gueto Queen
- Coletivo Pólo Trans
- Grupo Jovens Agentes de Paz
- Coletivo Entre Ciclos
- Maracatu Nação Bom Jardim
- Brincantes Sonoros
Saiu na mídia: https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2022/02/15/coletivo-faz-ato-de-repudio-a-morte-da-travesti-sofia.html
@atrac_
@ambjunidas
@rededlis
@guetoqueen.coletivo
@coletivopolotrans
@artesinsurgentes
@cdvhs.
Fotos