DEFENDER OS DIREITOS HUMANOS É DEFENDER A DEMOCRACIA!

O Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza é uma das 49 instituições que integram Plataforma Dhesca Brasil,
“Na sexta-feira, 23/09, a Plataforma Dhesca Brasil, rede composta por 49 movimentos sociais, entidades de classe, organizações da sociedade civil e coletivos, publica seu posicionamento político acerca do processo eleitoral que se aproxima. Em semanas, o Brasil terá a oportunidade de reverter a degradação dos direitos humanos em curso no país, e o texto é a ferramenta escolhida pela rede para evidenciar essas ameaças, que já abre fissuras na sua própria democracia.

A iniciativa busca reforçar a importância do eleitorado se comprometer com a defesa dos Dhescas – direitos humanos econômicos, sociais, culturais e ambientais – e cobrar os responsáveis pelo Estado pelas violações sistemáticas que tem incentivado, quando não tem sido ele próprio o agente violador. Os direitos humanos, universais, indivisíveis e interdependentes, são estritamente vinculados à integridade da democracia: num contexto de fragilidade destes direitos, a cidadania, a participação social, a dignidade e a equidade também estão em risco. 

Este posicionamento é consequência linear da defesa dos Dhescas, direitos que
reúnem esta rede e a permitem conceber um ideal de democracia que, mesmo mínimo, é incompatível com o governo atual. Uma forma de novamente se levantar contra as inaceitáveis violações listadas no manifesto e cobrar para que os responsáveis pelas violações sejam responsabilizados e pela reparação às vítimas”.

Fonte do texto: https://www.plataformadh.org.br/2022/09/26/direitos-humanos-e-democracia/
Para ler o posicionamento completo:
https://www.plataformadh.org.br/wp-content/uploads/2022/09/posicionamento-politico-dhesca2022.pdf