CDVHS e Fórum de Juventudes têm projeto selecionado no edital Juventudes e Direitos Digitais da CESE

O projeto ” Pega Visão- Jovens pelo Estado de Direitos”  elaborado de forma colaborativa entre  Fórum de Juventudes do Grande Bom Jardim e o CDVHS, foi selecionado pelo Edital Juventudes e Direitos Sociais promovido pela Coordenadoria Ecumênica de Serviços- CESE.  O projeto receberá o valor de R$ 15.000,00  ( quinze mil reais) para ser aplicado em ações  de formação sobre direitos digitais com adolescentes e jovens.

O PROJETO– ” Pega Visão- Jovens pelo Estado de Direitos”  consiste em realizar uma gincana com 60 jovens  cujas tarefas/ desafios  estarão voltadas para produção de conteúdos criativos sobre democracia e direitos digitais,  as equipes serão formadas  por estudantes de duas escolas do Grande Bom Jardim que participaram do IV Festival da Juventudes (realizado esse ano pelo Grupo Jovens Agentes de Paz ) e também por jovens participantes de quatro diferentes religiões, de modo a ter grupos diversos para  realizar de forma democrática as ações.  

Com duração de três meses, as ações iniciam na terceira semana de setembro e seguem até  meados de novembro.  Contará ainda com a participação direta de 10 jovens do Fórum de Juventudes que serão os/as animadores/as  da gincana em toda a sua realização. ” Será uma excelente oportunidade de falar sobre a importância da democracia em um contexto de tantos ataques contra ela. Estamos felizes por poder construir e ocupar as redes sociais com uma galera que está super afim  de defender seus direitos  e a democracia, disse Ingrid Rabelo- Assessora de Juventudes do CDVHS. 

O EDITAL  O objetivo do edital ” Juventudes e Direitos Digitais”  é fortalecer o protagonismo da juventude e suas organizações nos processos de participação social e política, tendo como foco os direitos digitais. De acordo com a chamada  lançada em maio pela CESE, a proposta visa “estimular iniciativas de organizações e grupos populares protagonizados pela juventude e que tenham relação com os direitos digitais, uma vez que a exclusão digital contribui para ampliar vulnerabilidades, promoção de fake news, ataques e ameaças virtuais, riscos e violações dos direitos dessa população e das comunidades onde esse segmento está inserido”. o edital tem o apoio da organização alemã Pão para o Mundo/ Brot für Die Welt. 

Sobre a CESE–  A Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE é uma organização fundada em 1973, com sede em Salvador, Bahia, composta institucionalmente por igrejas cristãs e que tem como missão fortalecer organizações da sociedade civil, especialmente as populares, empenhadas nas lutas por transformações políticas, econômicas, ambientais e sociais que conduzam as estruturas em que prevaleça democracia com justiça na perspectiva dos direitos humanos.

Foram recebidos 110 projetos, desse total 21 foram selecionados. Para conhecer as outras iniciativas, navegue nesse link : https://www.cese.org.br/resultados-dos-projetos-selecionados-no-edital-juvent

Foto da capa da matéria: Mar Pereira