CDVHS REALIZA CURSO DE DIREITOS HUMANOS PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS

Escola Popular de Educação em Direitos Humanos

O CDVHS compreende que o processo de formação deve ser algo permanente e uma perspectiva pedagógica sociopolítica transformadora. Nesse sentido em 2012 CDVHS estrutura a Escola Popular de Educação em Direitos Humanos (EPEDH) no Grande Bom Jardim – GBJ, com abertura para outros territórios do Estado do Ceará em especial com outras periferias de cidade Fortaleza.

Compreendendo que o processo de educação popular é uma ferramenta cultural e política que difunde os direitos humanos como estratégia de enfrentamento aos contextos e práticas de violações de direitos, o CDVHS aposta na seguinte premissa:

"Tratar a educação em direitos humanos no Brasil como uma exigência para que se possa apontar para uma formação mais humanizada das pessoas, das instituições e ao mesmo instante para que se fortaleça regimes democráticos na sociedade por meio de uma cultura de afirmação da dignidade humana e da própria democracia como guardiã dessa condição. Na perspectiva em que ao ter informações e conhecimentos sobre os direitos humanos de modo integral, as pessoas possam se tornar sujeitos de direitos e, por consequência, seus defensores."

EIXOS DA EPEDH


A Escola Popular de Educação em Direitos Humanos é fruto da percepção de ter um espaço permanente que sistematize uma prática política de formação, pesquisa-ação e incidência política, ao longo dos últimos 12 anos, a instituição busca articular esses três eixos com o movimento comunitário do Grande Bom Jardim. Nesse ano de 2024 o CDVHS realiza mais um curso voltado prioritariamente para lideranças do Grande Bom Jardim.

PARCERIAS

A região do Grande Bom Jardim é um território histórico de lutas e conquistas populares para efetivação de direitos humanos. Fortalecer as capacidades de incidência política e social é um dos objetivos principais curso DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL. Para enriquecer ainda mais o percurso a formação contará com a parceria das seguintes instâncias: Grupo de Pesquisa Margens, Culturas e Epistemologias Dissidentes (MARGENS) , Núcleo de Atendimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência (NAHM) da UECE e o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) . As aulas acontecerão nos meses de julho e agosto e terá 40 horas de carga horária, com apoio financeiro da Agência de Cooperação Misereor

SOBRE O CURSO

O curso será desenvolvido de forma presencial, com atividades teóricas e práticas, incentivando a compreensão de direitos, além de contribuir para a multiplicação dos conhecimentos e problematização da realidade que possam fortalecer as estratégias de efetivação das políticas públicas, bem como o fortalecimento do próprio movimento social e de todos os atores envolvidos em suas articulações em rede.  A formação abordará temas como:

  • Comunicação popular e comunitária;
  • Cartografia Social;
  • Estatuto Municipal de Promoção da Igualdade Racial;
  • Combate à fome;
  • Cuidados com a mãe terra;
  • Papel do sistema de justiça;
  • Violência contra a mulher;
  • Órfãos da pandemia covid 19;
  • Articulação em redes.

As inscrições do curso DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL aconteceram de 06 a 13 de junho. Foram recebidas 40 inscrições, superando o esperado. Acompanhe mais informações pelas nossas redes sociais. https://www.instagram.com/cdvhs.ce/

CDVHS

O Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) é uma organização da sociedade civil que atua há 30 anos no Grande Bom Jardim, por meio de seu investimento em investigações que são utilizadas para subsidiar processos de defesa dos direitos humanos, sobretudo do direito à vida segura e protegida de crianças e adolescentes. Com articulação com as escolas da região, o CDVHS promove atividades de formação em direitos humanos e contribui para a organização de jovens em coletivos de discussão e produção de atividades de arte e cultura, empoderamento através de redes de articulação social.

SERVIÇO

Aula Inaugural

Dia: 04 de julho de 2024

Horário: 18h

Local: Sede 2 Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza 

Avenida Osório de Paiva, 5623 – Canindezinho – Fortaleza CearáInformações:  34972162 – cdvhs@cdvhs.or.br

Texto da Matéria: Lúcia Albuquerque- Coordenadora Executiva do CDVHS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *