Registro tirado no mutirão da cidadania Associação
Matéria escrita por: Cassiane Nascimento
Na última sexta-feira, 18 de Outubro, ocorreu a realização do “Mutirão da Cidadania”, ação do Projeto Vivo Cidadania, que teve como objetivo aproximar serviços essenciais de saúde, educação, cultura e lazer à comunidade, com intuito de fortalecer a convivência comunitária, ampliar a rede de proteção social aos adolescentes e suas famílias e e atender demandas territoriais. A iniciativa comunitária foi realizada pelo Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), em parceria com Associação Espírita de Umbanda São Miguel na Granja Lisboa e colaborações interinstitucionais. O Projeto Vivo Cidadania tem apoio da Fundação Open Society.
DIA DE SERVIÇOS NA COMUNIDADE
Atendimento da Defensoria Pública no mutirão da Cidadania
A programação aconteceu em período integral, e contou com a participação de diversos parceiros. Na ocasião, foram realizados atendimentos jurídicos e psicossociais, que forneceram orientações acerca de ações de direitos legais e apoio psicológico. Também foram oferecidos serviços no campo da saúde, com exposição sobre cuidados com a higiene bucal, aplicação de flúor e ações educativas sobre prevenção ao câncer de mama.
Contação de História com o SESC- Ce
Serviços de beleza, como corte de cabelo e design de sobrancelhas também foram disponibilizados. No campo de atividades para geração de renda, ocorreram cursos formativos de salgados comerciais, produção de miçangas e chaveiros, e oficinas de artesanatos com materiais recicláveis para fortalecimento da geração de renda. Para o público infantil, atividades educativas, contação de história, jogos, pinturas, atividades recreativas e artísticas estiveram no roteiro de ação da iniciativa.
Para Vânia Almada, moradora do território e membro da associação, “o mutirão é um momento necessário e bastante proveitoso para a comunidade” destaca também que o bairro precisa de ações como essa e que a associação está bastante feliz em receber os serviços e parceiros”
Equipe de barbeiros e cabeleiros/as do Moacir Mansor
REDES DE APOIO E AÇÃO COMUNITÁRIA
A realização do mutirão foi fruto de esforços conjuntos de redes comprometidas com o bem estar social e comunitário. Para garantia de acesso e participação comunitária, as articulações contaram com a cooperação de órgãos públicos, privados e iniciativas territoriais. Agradecemos às parcerias e outros mutirões serão realizados em 2025 e outras comunidades.
Dentre as valiosas parcerias, destacam-se a equipe jurídica e psicossocial da Defensoria Pública do Estado do Ceará, a equipe odontológica e a ação educativa do Serviço Social do Comércio (SESC), Educadores do Núcleo de Ação pela Paz (Napaz) do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), Equipe de barbeiros do Moacir Mansor, a Escola de Gastronomia Autossustentável do Movimento de Saúde Mental Comunitária (MSMC), o projeto Reciclocidades e o Núcleo de Responsabilidade Social da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (CAGECE), às Educadoras do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE) do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) e a Cozinha da Associação Espírita de Umbanda São Miguel.