Início >> Projetos
Eixo 1: Direito à Cidade e Controle Social
Justiça social e ambiental, direito à moradia e à participação – Neste programa, trabalhamos a promoção o monitoramento e atenção a políticas públicas promotoras do direito à cidade, fomentando processos de participação de moradores no planejamento, na exigência e monitoramento de políticas públicas. Neste programa, encontram-se o apoio dado a articulação da Rede DLIS, as ações pela regularização das Zonas Especiais de Interesse Social, a articulação dos movimentos sociais urbanos e à luta pela preservação do Rio Maranguapinho, do Parque Municipal da Lagoa da Viúva e pelo saneamento ambiental do Grande Bom Jardim.
Eixo 2: Juventudes
Participação social e política, cultural de paz, proteção à cidade e vida cultural. Trabalha-se neste programa diversas ações de mobilização, formação para o engajamento e apoio as inciativas juvenis do território do Grande Bom Jardim. A principal delas é o Jovens Agentes de Paz, ação voltada para formação e engajamento em escolas públicas do Grande Bom Jardim, bem como próximas de grupos e coletivos de adolescentes e jovens, sobretudo de cultura e arte. Faz parte também da atuação, o monitoramento de violações de direitos humanos às juventudes, sobretudo para mobilização dos Sistema de Garantias de Direitos; as ações de enfrentamento aos homicídios de adolescentes e jovens, com focais de proteção à vida vias estratégias de prevenção; como também na valorização da vida criativa e políticas de adolescentes, seja via suas ações de arte e cultura, como suas iniciativas políticas.
Eixo 3: Educação em Direitos Humanos
Experiência para a formação crítica de sujeitos sociais e políticos que têm papel relevante para a afirmação, disseminação e luta pela garantia, defesa e promoção dos direitos humanos, como lideranças comunitárias, militantes e ativista por direitos, jovens e adolescentes e professores, por exemplo. É um ferramenta cultural e política para afirmação da luta popular e dos fazeres de resistência na defesa dos direitos humanos.
Eixo 4: Resistências Culturais
Aglutina as diversas iniciativas de articulação e produção cultural que reafirmam a identidade territorial, a memória, o sentimento de pertencimento e coesão comunitária. Desenvolve ações de afirmação da cultura do povo pobre e trabalhador da periferia, a afirmação da memória social, da história social dos setores que resistem pelo direito à cidade, pela afirmação étnica e racial do povo negro e das práticas culturais das populações originárias e tradicionais que ocupam e reinventam a cidade, pelas múltiplas identidades sociais, sexuais, religiosas e de gênero das juventudes e da população em geral, como também o direito à cultura e a comunicação como expressões diretas dos direitos humanos.
Projetos em Desenvolvimento
- Projeto Resistências Democráticas na Periferia: em defesa da vida e de cidades justas
- Projeto Vivo Cidadania: direito à vida de adolescentes e jovens no Grande Bom Jardim Fortaleza – Ceará
- Projeto Proteção de lideranças
- Projeto Fortalecimento Institucional