
Nos dias 11 e 12 de junho, defensoras e defensores de direitos humanos do Ceará participaram da Oficina Formativa sobre Proteção Popular, realizada no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, em Fortaleza.
A atividade integrou o Projeto Sementes de Proteção Popular (realizado pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos – SMDH, pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH e pela AVUAR Social, com cofinanciamento da União Europeia). No Ceará, a oficina foi realizada em parceria com o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), reunindo participantes de diferentes territórios do estado para um momento de formação, troca de experiências e fortalecimento das redes de proteção popular. O Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos do Ceará (PPDDH-CE) foi parceiro na realização da atividade possibilitando intercâmbio entre defensores de direitos humanos.
Durante os dois dias de encontro, os participantes refletiram sobre os desafios enfrentados por quem atua na defesa dos direitos humanos e compartilharam experiências, saberes e ferramentas que contribuem para o fortalecimento das estratégias coletivas de proteção. A programação buscou valorizar as vivências dos territórios, promovendo espaços de escuta, diálogo e construção coletiva.
A oficina reafirmou a importância da proteção popular como um processo construído a partir da solidariedade, do cuidado mútuo e da organização comunitária. Mais do que mecanismos institucionais, a proteção de defensoras e defensores de direitos humanos também se fortalece por meio das relações de apoio e confiança estabelecidas nos territórios e nas redes de atuação.
Para as organizações parceiras, o encontro representou um importante passo no fortalecimento das estratégias de proteção coletiva, contribuindo para que defensoras e defensores sigam com sua militância com mais segurança, autonomia e apoio.
As discussões e aprendizados compartilhados durante a oficina deixam como legado o fortalecimento dos vínculos entre os participantes e a reafirmação do compromisso com a defesa dos direitos humanos. Que as sementes plantadas nesses dois dias continuem florescendo em forma de solidariedade, resistência e proteção popular.
Clique aqui e confira um vídeo registro da oficina sobre Proteção Popular


