Festival das Juventudes encerra 7ª edição com o tema “Adiar o fim é criar novos começos”

O Grande Bom Jardim (GBJ) foi palco, no dia 28 de junho, do encerramento da 7ª edição do Festival das Juventudes, celebrando o tema “Ser das’áreas” – uma provocação poética e política sobre identidade, território e as potências que emergem da periferia.

O evento contou com visitas aos dois patrimônios culturais da região, sendo eles o Centro Cultural Canindezinho e o Centro Cultural Bom Jardim , e reuniu jovens de escolas, coletivos e instituições locais em uma manhã de troca, reconhecimento e celebração.

A programação contou com a energia contagiante da DJ Cabulosa, que trouxe sets com sonoridades periféricas e potentes. Durante o evento, também foram entregues certificados a instituições e grupos parceiros que contribuíram com o festival ao longo da sua realização.

Criado em 2018, o Festival das Juventudes é promovido pelo Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, em parceria com o Fórum de Juventudes do Grande Bom Jardim, a Universidade Federal do Ceará (por meio dos grupos Artes Insurgentes e Histórias Desmedidas),além de grupos do territórios como é o caso do Grupo Produtivo Criart e do Serviço Social do Comércio – SESC. O festival tem como missão valorizar as expressões artísticas, sociais e culturais das juventudes do GBJ, promovendo encontros, formações e vivências que reforçam o protagonismo juvenil no território e acontece em 4 sábados quinzenais, envolvendo os eixos Ser Jovem, Ser Livre, Ser das’áreas e Ser Jovem Agente de Paz. 

Para Enedite Madeira, gestora da EEMTI Jociê Caminha, a continuidade da parceria com o CDVHS é motivo de entusiasmo e orgulho:

“É sempre muito bom manter essa parceria, pois são temas pertinentes para as juventudes, e isso só engrandece o território. Desejo vida longa a essa parceria”, destacou.

Enedite Madeira à esquerda recebendo uma lembrança do Festival da Jovem Agente de Paz Mayra Silva

Durante o encerramento, outros participantes compartilharam suas experiências e emoções vividas ao longo dos quatro dias de festival. Confira os depoimentos:

Emily Gomes – estudante da EEM Eudes Veras

Fotos de Emilly Gomes no VII Festival das Juventudes

O Festival da Juventude foi uma experiência simplesmente inesquecível! Foram quatro dias incríveis, cheios de momentos que vão ficar guardados na memória. Eu gostei demais de tudo! Sério, foi uma das melhores experiências que já vivi.
Durante o festival, me senti mais sociável do que nunca. Consegui me abrir, conversar com pessoas novas, fazer amizades e dar muitas risadas. As pessoas eram super agradáveis, com uma energia boa, sabe? Aquelas que te fazem sentir bem só de estar por perto.
As aventuras foram maravilhosas! Cada atividade foi uma descoberta, cada momento foi uma história nova pra contar. Conheci gente muito legal, com jeitos diferentes, mas com o mesmo objetivo: aproveitar cada segundo e fazer valer a pena.
Já estou contando os dias para o próximo! Ano que vem, com certeza, eu vou de novo. Porque viver tudo aquilo uma vez só… não é suficiente!

Leandro Furtunato – estudante da EEM Santo Amaro

Leandro Furtunato ao centro da foto na atividades de mobilização para o VII Festival das Juventudes

Bom, o Festival das Juventudes foi muito importante pra mim, pois lá eu fiz amizades novas, conheci novas pessoas, aprendi coisas legais, bacana, as brincadeiras, tudo legal e educativo. Eu fico até sem palavras, pois o Festival da Juventude foi muito massa. Amei. Quando tiver de novo, eu vou. Obrigado, Festival da Juventude.


Beatriz Silva – ex-estudante da EEMTI São Francisco de Assis Bom Jardim e Japiana

Foto de Beatriz Silva segurando faixa produzida por estudantes da EEMTI São Francisco de Assis- Bom Jardim
Participar do Festival das Juventudes é uma experiência incrível e muito gratificante, ainda mais sempre representando o Sfa!! O evento valoriza a arte e a cultura, oferecendo aos jovens das escolas periféricas a chance de expressar suas habilidades e sonhos!
Ver tanta criatividade e entusiasmo reunidos em um só lugar nos enche de esperança e orgulho. Esse festival é fundamental para fortalecer a autoestima, promover inclusão e abrir portas para um futuro cheio de oportunidades para todos nós!!! É muito gratificante ser uma Japiana.

Lucas Sousa – gestor da EEMTI São Francisco de Assis Bom Jardim

Foto do gestor Lucas Sousa participando do VII Festival das Juventudes


É muito importante a participação do São Francisco de Assis- Bom Jardim no festival das juventudes porque são momentos em que as alunas e os alunos têm contato com assuntos importantes para muito grupos sociais e para que possam participar de  discussões para ampliação do repertório de vida em um ambiente sem julgamentos, e ainda levar esses assuntos para dentro da comunidade escolar.

Fiquei muito feliz com a metodologia usada no festival no dia em que participei, a inclusão de todos e todas bem nítida e a preocupação com cada detalhe

O Festival das Juventudes reafirma, a cada edição, seu papel como espaço de escuta, expressão e construção coletiva. Mais do que um evento, é um movimento que transforma e inspira. um verdadeiro exemplo de construção de futuros possíveis nas periferias de Fortaleza.E como disseram as/os participantes: que venha o próximo!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *