Sábado Festivo na EEM Michelson Nobre da Silva

A segunda edição do Sábado Festivo agitou a Escola Estadual Michelson Nobre da Silva com uma programação que uniu experimentações artísticas e promoção da saúde mental.

Para muitos estudantes sábado significa dia de folga, mas para estudantes da Escola Michelson, o dia 28 de setembro foi dia de ocupar a escola com muita arte, tornando o sábado letivo, em sábado festivo.

PARCERIAS

O evento produzido por integrantes do Grêmio Juventude Democrática em parceria com o grupo Jovens Agentes de Paz e o Coletivo Artes Insurgentes chegou na sua segunda edição com muita energia. A proposta que integra as atividades pós- festival foi realizada no dia 28 de setembro e contou com mais de 80 estudantes , cerca de doze professoras/es e 5 funcionários de apoio logístico da escola.

As/Os estudantes e professoras/es que participaram do evento aproveitaram a oportunidade para se envolver em diversas oficinas, dentre as opções estavam a oficina de teatro com Robson Aragão, supervisor do Centro Cultural Canindezinho. O dia também contou com a produção de flâmulas , facilitada pelo grupo Artes Insurgentes, fotografia facilitada por João Victor Izídio, stencil guiada pelas jovens agentes de paz Mari de Sousa e Mayra Batista. Além disso, houve oficinas de grafite com um artista local, Henrique, oficina de produtos naturais por Carla Nayra e reggae com o projeto Educa-Reggae.

MISTURA BOA

A programação ainda incluiu uma exibição de filme, organizada pelos professores da escola, e uma partida de racha na quadra, criando um ambiente dinâmico e participativo. E, para finalizar com muito estilo teve uma saborosa feijoada. A empolgação e o engajamento das/os estudantes foram notáveis, refletindo o objetivo do evento em promover uma mistura boa entre arte, coletividade e ressignificação do espaço escolar.

O Sábado Festivo foi uma organização coletiva entre o Grêmio Juventudes Democrática, Grupo Jovens Agentes de Paz e Coletivo Artes Insurgentes e, se consolida como um espaço de criatividade e aprendizado, ressaltando o papel fundamental da arte na formação das/os jovens e no fortalecimento de uma comunidade escolar mais unida e consciente, é o que afirma Ane Lima, co-fundadora do grêmio JUD e atual secretária do grupo. A jovem estudou em outro Estado por um ano e, voltou com a missão de realizar a segunda edição do evento:

“Foi muito gratificante participar da construção do Sábado Festivo. Após meses fora do estado, retornar ao grêmio e contribuir para esse evento maravilhoso me trouxe uma alegria imensa. Ver tudo se concretizando foi incrível!” afirma a gremista.

Para Oliver diretor de diversidade e gênero do grêmio, foi uma experiência marcante :

” não consigo descrever o quão maravilhoso foi, eu amei o sábado festivo minha primeira vez não achei que fosse tão divertido eu fiz flâmula bati foto me diverti muito espero que eu possa ter mais experiência de sábado festivo denovo #TBT #REPLAY” declarou o jovem

Texto: Ingrid Rabelo- Assessora de Juventudes do CDVHS

Fotos: Estudantes que participaram da oficina de fotografia

Organização:

https://www.instagram.com/gremiojud/

https://www.instagram.com/gremiojud/

https://www.instagram.com/artesinsurgentes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *