Lideranças comunitárias, defensores e defensoras de diretos humanos concluem curso Direitos Humanos, Cidadania e Mobilização Social.

A aula inaugural foi 04 de julho de 2024. Assim começou nosso percurso de troca, debates e aprendizados. Uma conversa sobre desafios e perspectivas direitos humanos com a palestra do Deputado Estadual Renato Roseno, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Foi um percurso bonito. Tivemos 43 inscrições e 27 participantes conseguiram concluir o Curso Direitos Humanos, Cidadania e Mobilização Social com 40 horas de duração. Para 100% dos participantes o curso alcançou o objetivo contribuir para a multiplicação dos conhecimentos e problematização da realidade que possam fortalecer as estratégias de efetivação das políticas públicas, bem como o fortalecimento do próprio movimento social e de todos os atores envolvidos em suas articulações em rede. O Curso é parte das ações do eixo de educação para os direitos humanos, que compõe a experiencia da Escola de Educação Popular para os direitos humanos, desenvolvida pelo CDVHS desde 2012.

Agradecer  todas  pessoas das entidades e órgãos que se dispuseram a contribuir fazendo acontecer  esse momento conosco, partilhando conhecimentos e lutas: Professora Leila Passos do Grupo de Pesquisa Margens, Culturas e Epistemologias Dissidentes (MARGENS)/UECE, Professora Teresa Esmeraldo do Núcleo de Atendimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência (NAH/UECE); Professora Ângela Pinheiro do NUCEPEC/UFC; Carla Moura do CEDECA CEARÁ; A jornalista Jessika Sampaio, A professora Regina Balbino do Laboratório de Geoprocessamento e Cartografia Social (LABOCART) da UFC; Vereadora Adriana Gerônimo , presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Deputado Estadual Renato Roseno, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará  Raul de Sousa Neves – Defensor Público do Ceará, Joyce Ramos, historiadora,  ouvidora Geral Externa da Defensoria Pública do Ceará, Regilvânia Mateus de Araújo, educadora Biocêntrica, da Cáritas Ceará e presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (CONSEA); Graça Castro, associada do CDVHS e Integrante do Fórum de Cultura do GBJ.

Agradecer a todas as lideranças do Grande Bom Jardim que toparam a fazer mais esse ciclo de aprendizados.

O curso abordou de conteúdos: desafios e perspectivas dos direitos humanos no Ceará, comunicação popular e comunitária, Cartografia Social, relações étnicas raciais, Estatuto Municipal de Promoção da Igualdade Racial, conselhos de direitos, papel e programas da defensoria pública, violência contra a mulher, Órfãos da pandemia covid 19, orçamento para a infância e adolescência e articulação em redes.

No dia 29 de agosto de 2024 tivemos o encerramento e certificação dos participantes do Curso Direitos Humanos, Cidadania e Mobilização Social, nesse momento os participantes também apresentaram vídeos produzidos sobre os seguintes temas: direito à moradia, direitos da infância (Artigo 4 do ECA); direito à saúde e direitos das mulheres. A proposta é editar esses vídeos para divulgá-los. Avaliamos muitos aprendizados e que há sempre espaço e necessidade de aprender sobre direitos humanos e como propõe a metodologia do curso: aprender e colocar na prática.

O curso teve apoio da Agência de Cooperação Alemã Misereor e a parceria com Movimento Nacional de Direitos Humanos.

“Você tem que agir como se fosse possível transformar radicalmente o mundo. E você tem que fazer isso o tempo todo”.  Angela Davis

@cdvhs.ce