Conexão Eco Artística movimenta CDVHS

FÉRIAS COM ARTE

Entre os dias 10 e 30 de julho, o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) sediou o Curso Conexão Eco Artística, um projeto que reuniu 18 jovens em uma jornada de criatividade e sensibilização ambiental. A iniciativa, que contou com a articulação do Padre Marco Passerini ( associado do CDVHS)  e com o apoio da Associazione Tempos Novos, com sede na cidade de Morbegno, na Itália, proporcionou uma experiência animadora para as juventudes do Grande Bom Jardim.

AGENTE DA SOLIDARIEDADE

O curso foi nomeado de “Conexão Eco Artística” com o objetivo de estabelecer vínculos entre as novas gerações e as lideranças que ajudaram a fundar a organização. Lúcia Albuquerque, coordenadora executiva do CDVHS, explica: “A escolha do nome não foi à toa. Queríamos criar conexões entre as juventudes atuais e as figuras importantes que contribuíram para a fundação do CDVHS. Annamaria Zuccolli, uma agente da solidariedade, foi crucial na construção do prédio onde hoje jovens e diversos grupos podem participar das atividades promovidas pelo CDVHS ao longo desses 30 anos.”

Legenda: Participação de Padre Marco Passerini no curso Conexão Eco Artística

O PER(CURSO) ARTÍSTICO

Durante quase um mês, jovens e adolescentes compartilharam técnicas de pintura e vivenciaram habilidades até então desconhecidas . Adryel Victor, um jovem agente de paz, destacou a importância da experiência: “Foi a primeira vez que desenhei em um muro e fiquei muito feliz por ter conseguido”, declara o jovem que desenhou a Lagoa da Viúva, uma das poucas áreas de preservação ambiental que ainda resiste no Grande Bom Jardim.

Legenda: Adryel à esquerda desenhando a Lagoa da Viúva, um parque urbano localizado no bairro Siqueira. Na foto à direito Charles Ryan desenha uma indígena representando à ancestralidade brasileira.

Ecologia em Pauta

O curso enfatizou a relação entre arte e meio ambiente, utilizando a pintura como uma forma de celebrar a natureza e destacar questões como o racismo ambiental. O professor e artista Edi Rocha, também refletiu sobre a experiência: “Aprendi muito com essa turma de jovens artistas. Elas e Eles têm um potencial incrível para colorir suas comunidades e defender a ecologia. Incentivo todos a continuarem nesse caminho.”

Legenda: Jovens Gab Souto, Nicolas Félix, Isaac Ítalo e Adriel Victor desenvolvendo técnicas do muralismo junto ao artista visual Edi Rocha.

As obras criadas durante o curso agora adornam os muros do CDVHS com imagens de flores, pássaros e símbolos que exaltam a memória e a natureza. Charles Ryan, um adolescente participante do projeto Vivo Cidadania, desenhou uma figura indígena para lembrar a importância da luta por reparação e justiça, evidenciando o legado cultural das populações originárias.

O encerramento do curso foi marcado por um momento especial com a presença de Marta, neta de Annamaria Zuccolli. Emocionada, Marta participou da finalização do curso e levou consigo a certeza de que a chama da luta pelos direitos humanos continua viva nas novas gerações. Alguns registros podem ser vistos nas redes sociais do CDVHS e do JAP.

O Curso Conexão Eco Artística foi mais do que uma atividade de pintura; foi uma celebração da arte como ferramenta de transformação social e ambiental, e um testemunho do compromisso contínuo do CDVHS e da Associazione Tempos Novos com a educação e a justiça social.

Legenda: Foto do último dia do curso com a finalização das artes. Na imagem estão Larissa Lima, Gabriela Souto, Ingrid Rabelo, Isaac Ítalo, Nicolas Félix, Gabriel Felício e Adriel Victor

Sobre o CDVHS

O Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) é uma organização dedicada à promoção dos direitos humanos e à educação para a cidadania. Fundado há 30 anos, o CDVHS se afirmar uma organização aprendiz, defensora da democracia junto à organizações e coletiva.

Sobre a Associazione Tempos Novos

Tempos Novos é uma associação que há mais de 20 anos apoia pessoas em países em desenvolvimento a melhorar as suas condições de vida com intervenções direcionadas a nível ético, cultural e social. Fica na cidade de Morbegno na Itália.http://www.temposnovos.org/