CDVHS É HOMENAGEADO PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ E PELA CÂMARA DE VEREADORES DE FORTALEZA PELOS SEUS 30 ANOS.

Na última terça feira, dia 09 de julho de 2024 o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) vivenciou uma grande alegria em mais um momento de celebração dos seus 30 anos de existência. O CDVHS foi homenageado em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE) em conjunto com a Câmara de Vereadores de Fortaleza.

Foto: Elizandro Anjos

Por requerimento aprovado na ALCE do Deputado Estado Renato Roseno e subscrito pelo Deputado De Assis Diniz e na Câmara de Vereadores de Fortaleza pela Vereadora Adriana Gerônimo, foi realizada a Sessão Solene pelos 30 anos do CDVHS. Na oportunidade o CDVHS apresentou sua trajetória de trabalho, especialmente destacando sua atuação transformadora no território do Grande Bom Jardim.  A luta em defesa da educação, dos processos de fortalecimento das organizações comunitárias e coletivos, através da criação da Rede de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim (Rede DLIS), a elaboração de políticas públicas para um território do bem viver foram os destaques desta trajetória.

Na oportunidade o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza CDVHS foi homenageado pela ALCE e pela Câmara Municipal de Fortaleza e homenageou organizações que são de valiosa importância na sua trajetória. Homenageadas pela ALCE: Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG), Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH),Conselho Estadual de Defesa de Direitos Humanos,Secretaria Estadual dos Direitos Humanos do Ceará (SEDIH),Grupo de Diálogos de Extensão e Pesquisa – (UNILAB), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará(UFC), Centro Cultural do Grande Bom Jardim (CCBJ), Associazione Tempos Novos (Morbegmo – Itália). Homenageadas pela Câmara de Vereadores de Fortaleza: Missionários Combonianos; Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza; Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza; Rede DLIS do Grande Bom Jardim; Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará(CEDECA CEARÁ); Movimento de Saúde Mental.

Foto: Elizandro Anjos

Convidamos a todos a assistir a nossa bonita Sessão Solene https://www.youtube.com/watch?v=cLSIsrVaInY

Informações

O Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza – CDVHS, atua como entidade de direitos humanos desde 1994 formalizada e, ainda que atuação tenha um foco no ativismo de base comunitária e territorial. A organização surgiu de processos reivindicatórios locais que advinham desde os anos 80 do século XX, que exigiam direitos: moradia, transporte, educação, saúde, saneamento básico e emprego e renda para as populações empobrecidas na periferia de uma grande cidade. A identidade do CDVHS está intimamente ligada ao empoderamento dos setores populares no sentido de incorporá-los no processo de organização, mobilização e negociação de políticas públicas, em situações de participação política ativa, para denúncia e formulação de alternativas aos contextos de violação e exclusão.

          O CDVHS tem como missão “a promoção e a defesa da vida e dos direitos humanos”, na perspectiva da indivisibilidade dos direitos humanos, contemplando os direitos civis, econômicos, sociais, culturais, ambientais e políticos. A missão do CDVHS atende a seguinte visão de futuro: “uma instituição aprendente que fortalece os direitos humanos e a democracia, promove e difunde tecnologias sociais que efetivam a inclusão social das crianças, adolescentes, jovens e mulheres em vulnerabilidade social, habitantes da periferia das cidades, alcançando credibilidade e legitimidade local e notoriedade pública pela sua ação”. O CDVHS desde 1995 é filiado ao Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) e a Associação Brasileira de ONGs (ABONG). Para o cumprimento de sua missão o CDVHS atua na execução de projetos e programas a partir do seu planejamento estratégico com periodicidade de cinco anos.

Instagram @cdvhs.ce

www.cdvhs.org.br