PARTICIPE DA ETAPA FINAL DO PLANO POPULAR DA ZEIS BOM JARDIM

Publicação 13/06/18 02:31; atualização 14/06/18 14:29

Movimentos, articulações sociais e moradores realizam plenária final para aprovação de Plano Popular no dia (23). Através da luta e da participação organizada, firme e direta, busca-se garantir que - finalmente - a Lei do Plano Diretor que garante direito à cidade e moradia digna a quem mora em área de ZEIS seja colocada em prática pela prefeitura de Fortaleza!

Nos próximos dias, haverá reuniões oficiais para escolher uma Comissão Eleitoral que organizará o processo de eleição para o Conselho Gestor da ZEIS Bom Jardim. Esse Conselho é deliberativo. É ele quem elabora o Plano Integrado de Regularização Fundiária, estabelecendo as condições para a garantia do papel da casa, regularização fundiária, determinando medidas relativas à recuperação de riachos e lagoas para eliminar áreas de risco, políticas de moradia digna, deliberação sobre aberturas de ruas, melhorias em pavimentação saneamento e drenagem para organizar o sistema viário nas comunidades, indicando os equipamentos sociais prioritários, os terrenos da área que deverão ser destinados pra projetos de moradia popular, entre outras funções.

Para nos prepararmos bem para este processo, em parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), desde 2016 que estamos construindo junto com a Rede de Desenvolvimento Sustentável do Grande Bom Jardim (Rede DLIS) e com as principais comunidades que compõem a zona: Marrocos, Nova Canudos (Urubu), Pantanal e Paz (Parque São Vicente), um Plano Popular da ZEIS do Bom Jardim!

O Plano é importante para que as comunidades possam dizer que propostas defendem para seu território. Ele funciona em duas etapas: a Comunidade que Temos (nossa situação atual) e a Comunidade que Queremos (Nossos sonhos para o futuro!). Um bom Plano pode fazer a diferença, principalmente porque será feito de forma participativa, ouvindo as opiniões dos moradores e das organizações comunitárias - além de contar com informações oficiais, como dados do IBGE, da Prefeitura de Fortaleza e conhecimentos produzidos pelas universidades. Nisto, juntamos conhecimentos e saberes de quem vive nas comunidades com tecnologias e e técnicas científicas do campo do urbanismo e da arquitetura.

O resultado desse trabalho de quase dois anos, envolvendo inúmeras reuniões, estudos, medições de casas, entrevistas, plenárias comunitárias, estudos de projetos como a Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS), a Lei do Plano Diretor Participativo de Fortaleza (Lei 062/2009), projeto Fortaleza 2040, utilizando mapas, questionários, fotos de satélite, aulas de campo, estudos e pesquisas acadêmicas será apresentado para aprovação pelas comunidades e movimentos sociais no próximo dia 23 de junho de 2018, na sede do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) - Av. Osório de Paiva, 5623, Canindezinho.

É importante sua presença ativa. É importante que você colabore na mobilização, convidando mais gente da ZEIS e de organizações e movimentos do Grande Bom Jardim para estar presente, manifestar seu apoio, dar sua opinião!

ANOTE, PARTICIPE, MOBILIZE!

PLENÁRIA FINAL DO PLANO POPULAR DA ZEIS BOM JARDIM

DATA: 23 DE JUNHO DE 2018

Horário: de 8h às 12h!

Local: CDVHS/Bom Mix

Av. Osório de Paiva, 5623.

Ônibus do terminal do Siqueira – Canindezinho.