ZEIS BOM JARDIM PARTICIPA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL E REALIZA AULA DE CAMPO

Publicação 17/05/19 21:06; atualização 17/05/19 21:19

Comunidades da Paz, Marrocos e Nova Canudos, da ZEIS Bom Jardim, receberam aula de campo como parte de intercâmbio internacional entre a Universidade Federal do Ceará (Brasil) e Universidade do Estado de Illinois (Estados Unidos).

Posto de Saúde Abner Brasil Cavalcante, situado na ZEIS Bom Jardim, fez parte da aula de campo

Nesta sexta-feira, 17 de maio de 2019, pela manhã, o território da ZEIS Bom Jardim viveu uma experiência diferente. Professores, pesquisadores, estudantes e moradores interagiram, com tradução consecutiva, contando de suas lutas, resistências e esperanças de conquistar moradia digna e políticas públicas. No grupo além de brasileiros e brasileiras, havia gente oriunda dos Estados Unidos, China, Bangladesh e África do Sul.

A atividade faz parte de um processo de formação em planejamento urbano, direito à cidade, políticas urbanas, moradia adequada, remoções e organização comunitária. Estiveram dialogando sobre esses temas a professora de arquitetura e urbanismo da UFC Clarissa Freitas, a professora de arquitetura e urbanismo da Unichristus Mariana Quezado, a professora de direito da Unichristus Jacqueline Soares, a professora de arquitetura da Unifor Naggila Frota e o professor de planejamento regional da University Illinois, Ken Salo. As lideranças d. Leda, d. Áurea, d. Nice e Raelly colaboraram com suas vivências e compartilharam um pouco de suas histórias e lutas comunitárias, além de Rogério Costa pelo Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza.

Estudantes de projetos universitários que estudam e colaboram com as comunidades da ZEIS Bom Jardim também estiveram na comitiva, como o ArqPET da UFC e o NaZEIS da Unichristus, além de jovens que atuam em coletivos de juventudes no Grande Bom Jardim e outras áreas de Fortaleza.