FESTIVAL DAS JUVENTUDES 2019

Publicação 15/07/19 01:33; atualização 23/07/19 00:42

O Festival das Juventudes, evento que reúne jovens estudantes de escolas do Grande Bom Jardim e coletivos juvenis, teve sua abertura no dia 29 de junho. O Festival é uma iniciativa do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), através do Programa Jovens Agentes de Paz ( JAP),com a parceria de seis escolas públicas do Grande Bom Jardim , de pesquisadores/as de universidades e coletivos culturais.

Na manhã de sábado após as boas-vindas da equipe do CDVHS e da agitação do Maracatu Nação Bom Jardim, os/as jovens participaram de uma roda de conversa sobre Identidades e os Conceitos de Juventudes com Camila Holanda ( Socióloga, professora da Universidade Estadual do Ceará), Elivelton Rodrigues ( Jovem Agente de Paz) e Joaquim Araújo ( Filósofo, representante do Fórum de Escolas do Grande Bom Jardim) e vivenciaram uma intervenção com o Artista Ângelo William .

No período da tarde, os/as participantes escolheram entre oficinas de Teatro com Jorge Costa ( Jovem Agente de Paz, integrante do Gueto Queen), Filtro dos Sonhos com Veroneide Pires e Halan Jackson ( Jovens Agentes de Paz e integrante do coletivo Oh Vibe), Cuidados com Wesley Lobo ( artista e estudante de teatro) e Stencil com Estevão ( artista visual) para expressar suas compreensões sobre a categoria Juventudes.

A formação terá uma série de encontros e tem como objetivo potencializar a cultura de paz através das práticas desenvolvidas por jovens em seus territórios, estimulando a criação de ocupações criativas dos espaços públicos e incentivando reflexões a partir dos ciclos de cultura Ser Jovem, Ser das'áreas, Ser Jovem Agente de Paz e Ser Livre . Os encontros terão continuidade nos meses de agosto e setembro.